COACH DO DIA: SENSIBILIDADE

INDIFERENCIA

 

“Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor”. (Mateus 9:36)

Sensibilidade é a capacidade própria dos seres vivos de perceber sensações e responder a pequenas excitações, estímulos o causas, tendência natural do homem de sentir emoções e sentimentos. (Definições dos dicionários)

Definir sensibilidade é em si mesmo uma definição insensível, um paradoxo para uma palavra tão cheia de sentimentos, tão cheia de delicadeza. Existem muitos tipos de sensibilidades, mas todos de alguma maneira mostram a capacidade de reação, de perceber e sentir em relação a um acontecimento, um objeto, uma pessoa, uma mensagem o a uno mesmo.  A sensibilidade pode ser intrapessoal (dentro de uno mesmo) ou Interpessoal (relacional).

Podemos ver em varias ocasiões no ministério de Jesus, que sua sensibilidade ao sofrimento humano produziu nele o sentimento de compaixão (Sentir junto). O texto de Mateus 9:36 mostra que Jesus “ao ver as multidões…teve compaixão …porque estavam confundidas , aflitas e desamparadas…”.

A sensibilidade de Jesus, não podia ficar indiferente ao sofrimento humano, de confusão interior, de sentimento de desamparo e abandono e uma total perda de rumo da multidão.

No mundo de hoje , estamos sendo invadidos por todos os lados, com imagens e mensagens de violência, de miséria, injustiça, abusos, corrupção e morte. Estas chegam por meio de nossos celulares, computadores, da televisão, do rádio, através das manchetes dos jornais e revistas, e pior podemos ver as mesmas todos os dias nas ruas, diante de nossos olhos. Estas mensagens e imagens são corriqueiras que acabamos nos tornando INDIFERENTES E INSENSÍVEIS.

Tudo isto passou a ser tão “NORMAL”, em nosso viver diário, que estas imagens e mensagens, parece que já não são processadas na parte sensitiva de nosso celebro, creio que nosso sistema cerebral aciona um mecanismo de defesa para proteger-nos, filtrando as mesmas e fazendo que ha  processemos RACIONALMENTE.

O sistema límbico profundo (DSL), armazena lembranças carregadas de emoções, tanto positivas como negativas, e já está hiper saturado. O córtex cerebral (PFC) está tão sobrecarregado que produz mais ansiedade, inflexibilidade e impulsividade.

A circunvolução singular anterior (ACG), que deveria fazer-nos mais adaptável ao cambio, quando desequilibrada pode levar-nos a uma dependência e adição.  Os gânglios basais (BG), que deveriam integrar movimentos, sentimentos e pensamentos, acabam colapsando e deixando-nos sem rumo.

Os lóbulos temporais, que controlam a memoria, a aprendizagem da língua, o reconhecimento de objetos e a estabilidade do humor, quando afetados em seu lado esquerdo, podem levar-nos a ter problemas de temperamento, agressão e depressão severa. Por outro lado, no lado direito, sua ativação, pode aumentar a percepção sensorial ou o sentido de intuição.

O fato é que a sensibilidade pode ser negativa ou positiva. Ela é negativa quando uma pessoa si torna tão sensível, que perde a objetividade em seus pensamentos ou quando é tão racional, que perde a sensibilidade.

É positiva, quando podemos encontrar um equilíbrio entre ser sensível ao sofrimento humano, e isto me leva a uma ação objetiva de buscar alternativas para diminuir o conter este sofrimento ou dor.

Quando como cuidadores choramos mais, estamos assustados, ansiosos e desesperados mais que o que está sendo cuidado, o cuidador seja um capelão, um conselheiro, psicólogo, médico, enfermeira, pastor ou mesmo um cuidador familiar, nesse momento sua sensibilidade exagerada passa ser inútil.

Meu desejo hoje é que cada um de nós, possamos manter nossas sensibilidades, não sendo indiferentes ao que passa a nosso lado, sentindo compaixão e empatia. Mas ao mesmo tempo não permitir que as circunstancias determinem impulsivamente minhas ações e reações, mas sim que eu possa com SENSIBILIDADE TER UMA AÇÃO  OBJETIVA A DOR E AO SOFRIMENTO DE MEUS SEMELHANTES. 

 Odenir Figueiredo Jr,

Capelão e Coach

 

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

w

Conectando a %s