COACH DO DIA: PROCRASTINAR…NUNCA MAIS!

GET THINGS DONE

Hoje quero compartilhar algumas dicas, que me tem estimulado e motivado a evitar a procrastinação.

1- Valore o que ganharás quando termine sua tarefa: não terminarei esta tarefa somente para me livrar da mesma, mas sim, porque sei que ao termina-la serei recompensado significativamente. Será uma vitória pessoal.

2- Pense no que podes perder por não concluí-la. Com certeza os sentimentos de frustração e fracasso serão seus primeiros sintomas. Talvez não tenha outra oportunidade.

Existem decisões em nossas vidas, que se não tomamos de imediato, pode significar um preço alto a pagar. Exemplo: Deixar de ir ou adiar uma consulta médica, deixar de dizer ou fazer algo para alguém que amamos, pode ser que amanhã, seja demasiado tarde e o único que ficará, será um sentimento de culpa e lamento. Cuidado para não ter que usar a expressão: “ah, si tivesse...”.

3- Quando uma tarefa for muito grande, muito difícil e parece que demorará muito tempo, divida a mesma em pequenas partes. O importante é dar o primeiro passo, si hoje consigo terminar dez por cento de minha meta, no dia seguinte somente terei 90 por cento e cada dia estarei mais perto de meu objetivo ou sonho. A pergunta importante nesta etapa é: O que posso fazer hoje, para chegar mais perto de minha meta? Si não posso ter um dia inteiro para trabalhar em minha Tese, posso separar uma hora por dia para escrevê-la. Se não posso poupar 100 Reais por mês, começarei com 50 por mês. Faca uma escala de 1 a 10, e veja onde estás hoje nesta escala, e comece dando o primeiro passo para chegar mais perto de 10. Si estou em dois, minha meta é chegar a três esta semana.

4- Pense naqueles que estão perdendo ou sendo prejudicados por sua procrastinação. Tu êxito pode ser de benção para outros. Não alcançar suas metas e objetivos, implica em que estás roubando de outros a oportunidade de crescer por meio de suas decisões. Exemplo: Si não me cuido a tempo de minha saúde, posso ficar enfermo e não poderei mais ministrar ou cuidar das pessoas que o Senhor me deu para cuidar. (esposa, filhos, netos, amigos e pessoas que são ministradas por mim). Qual será o preço que meus filhos terão que pagar, por que não me cuidei ou não tomei as decisões que deveria tomar.

5- Use em sua vida a regra de dois minutos do GDT (Get Things Done), segundo ao autor deste conceito, quando uma pessoa está diante de uma tarefa que pode ser completada ou realizada em apenas dois minutos (é o tempo orientado, se refere a que podemos terminá-la de forma imediata), não duvides, execute imediatamente, sem pensar muito. Muitas destas pequenas tarefas, que poderíamos executar em menos de dois minutos, são a matéria prima da Procrastinação. Exemplo: Ao receber um email, que podes responder em dois minutos, responda-lo de imediato. Si tens uma lista de chamadas telefônicas que necessitas realizar, e podes realizar em menos de dois minutos, faca imediatamente.

6- Execute agora, evitando o stress, a frustração e a culpa. Cada tarefa realizada te vai produzir um sentimento de dever cumprido, te dará satisfação interior e ainda diminuirá seu nível de stress. Não procrastine o que podes fazer agora.

7- Enfrente a Procrastinação que tem sua origem no medo. Muitas vezes a procrastinação é uma fuga da realidade. Não queremos enfrentar uma conversação com a esposa/o, com o filho, um amigo ou o chefe, porque temos medo da dor que esta pode causar. Mas quando não enfrentamos, estamos apenas acumulando cupões emocionais, que nos passarão a fatura, cedo ou tarde. É melhor tirar o tumor em sua etapa inicial, do que esperar que se transforme em um câncer.

8- Comemore suas vitórias. Quando terminamos uma tarefa ou alcançamos uma meta, esta deve ser comemorada. É importante saborear cada vitória, cada passo, ainda que seja um pequeno avanço. Estou comemorando cada dia, cada grama que estou perdendo em minha dieta e cada vez que faço minha caminhada. Cada pequena vitória, deve ser compartilhada e comemorada.

• 9- Pare de dar desculpas. “O homem preguiçoso está cheio de escusas.” (Prov.22:13). O que você decidiu que iria realizar esta semana? Que desculpas esta usando para justificar o que não fez? O numero Um das desculpas é: “Quando tudo estiver mais tranquilo, vou começar…”. As coisas nunca ficarão tranquilas. Terás que tomar a decisão, priorizando o que é realmente importante.

10- Comece Hoje! Não no próximo mês, na próxima semana ou amanhã. “Não tentas adivinhar hoje, o que pensas fazer amanhã; ninguém sabe o que o futuro vai trazer”? Ninguém controla o futuro!

AGORA É O MOMENTO!”

Odenir Figueiredo Jr

Capelão e Coach

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s