COACH DO DIA: Resiliência

resilencia

  Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?

37 Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. (Romanos 8: 35 e 37).

 Resiliência é a capacidade que uma pessoa ou um grupo tem de recuperar-se diante de uma adversidade ou dificuldade, para seguir adiante em seu futuro.

Em psicologia é a capacidade de pessoas ou grupo de superar sua dor emocional, para continuar com sua vida e sair fortalecido da experiência vivida.

A resiliência nos convida a construir e reconstruir a vida. (Grotberg (1995), define como a capacidade do ser humano para fazer frente às adversidades da vida, superá-las e inclusive ser transformadas por elas).

Em minha vida como capelão na área de Terapia Intensiva e com pacientes oncológicos, tenho sido surpreendido com a capacidade de meus pacientes, de transformar suas crises, limitações e dor, en fortaleza,  aprendizado e cambio de percepção do significado da vida.

Vejo esta capacidade como resultado da Graça de Deus em nossas vidas, durante este processo de dor e sofrimento, vivida por todo ser humano.

Recordo as palavras de Jesus: “No mundo tereis aflições, mas em mim terás Paz”. É a Paz que não depende das circunstancias que passamos, é um sentimento transcendente.

Quem nunca passou por tempos difíceis, por uma perda de um ser querido, por uma enfermidade inesperada, um acidente ou surpresas que a vida nos trás.

Por tanto ser resiliente é um desafio contínuo em nossas vidas, seja um cristão ou não.

Meu caro leitor gostaria de chamar-te a reflexionar na benção da Resiliência, olhando dentro de uma visão bíblica: Em Romanos 12:12, o apostolo Paulo nos convida dizendo: “12 Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração”.

Esta esperança é a motivação interior fortalecida pela Fe, que nos leva a uma renovação de nossas forcas, em busca de novos significados. Na historia de Jó, o mesmo havia perdido em um só dia, todos seus bens e todos seus filhos. (Jó 1: 1-15). No final da história recebeu em dobro tudo que havia perdido.

Alegrar-se na esperança, é ter a certeza de as lutas e o aparente fracasso, não é o fim, mas sim o inicio de uma nova etapa da vida.

Henry Ford dizia: “Que um fracasso é apenas uma oportunidade para começar uma nova tentativa com mais sabedoria.”.

A grande benção é saber que em Cristo somos mais que vencedores.

“Paciência na Tribulação”, a palavra “paciência”, em seu original grego, é a capacidade de resistir diante de uma tribulação. A figura é de uma grande pedra, que esta pressionando nosso corpo contra uma parede, mas resistimos a esta pressão. Paciência na Bíblia, não é uma atitude passiva diante dos acontecimentos, mas sim ativa, é a capacidade de resistir, a pesar das circunstancias.

Perseverança na oração”, uma pessoa que ora, é uma pessoa que não desiste, e movida a tomar iniciativas que lê dá coragem para lutar. A devoção a Deus por meio da oração é uma batalha de cada dia. Si queremos fazer historia, devemos perseverar e nunca desistir.

No processo de Coach, a resiliência é a capacidade de avançar em nossos objetivos, em meio de situações difíceis.

Stanley Jones dizia: “Não permita que Ninguém e Nada determine sua ação ou reação, mantenha seus olhos em Cristo e siga adiante.”.

“O rio logra seus objetivos porque aprendeu contornar os obstáculos” (André Luiz).

Hoje é o dia que terás que tomar uma decisão, onde poderás permitir que as circunstancias difíceis que esteja vivendo, o leve a estagnação e a autocomiseração ou receber as bênçãos da graça da Resiliência, olhando para Cristo e avançando em direção aos propósitos de Deus para sua vida.

Odenir Figueiredo Jr.

Capelão e Coach

Un pensamiento en “COACH DO DIA: Resiliência

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s