COACH DO DIA: DOCUMENTO VIVO

image

 Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir”. (Salmos 139:16)

Quando começa a VIDA? Teologicamente cada um de nós, fomos criados antes da fundação do Mundo. Biologicamente a vida tem seu inicio no momento que o espermatozoide do homem é fecundando no ovulo feminino. Psicologicamente nossa vida começa com a historia genética de nossos antepassados. Na verdade cada um de nós é UM DOCUMENTO VIVO, escrito com o DNA ou GENOMA, herdado e as mutações que podem acontecer desde o momento da concepção. De outro lado este documento é escrito a cada dia, através de experiências de vida, sejam elas positivas ou negativas, vividas a cada segundo por cada pessoa. Neste exato momento você e eu estamos escrevendo nossas historia neste DOCUMENTO.

O grande desafio para cada um é aprender a ler seu próprio documento, interpretando o que passa dentro de nós. Fazer a leitura de meu corpo, entender e ler as limitações de minha idade. Ontem ao sair de casa, dei um passo em falso e tive uma caída, sentir muita dor e ao mesmo tempo raiva e frustração, justo porque minha mente não estava em sintonia com minha idade. Me frustra quando sinto que não tenho a mesma agilidade, que tenho que aprender ler melhor meu próprio corpo e mente.

Outra leitura que necessitamos aprender é ler minhas emoções. Porque sinto o que sinto? Porque reaciono de diferentes maneiras em diferentes situações ou diante de diferentes pessoas? Porque umas pessoas me caem bem e outras não? Tenho que aprender ler minha própria mente e saber: Porque penso o que penso? Porque creio no que creio?

Aprender a ler meu DOCUMENTO VIVO é fundamental para o amadurecimento, o equilíbrio emocional e físico. Outro benefício é que somente quando aprendemos a ler nossos próprios documentos e escutar a mim mesmo, é que poderei ler compreender e escutar o DOCUMENTO VIVO QUE ESTA DIANTE DE MIM. Este deve ser o requisito básico para aqueles que desejam trabalhar com o cuidado humano.

Hoje te convido a ler seu próprio documento de vida, comece conhecendo sua historia, a historia de sua família e comunidade. Antes de ter uma reação diante de alguma circunstância ou pessoa, pergunte a ti mesmo: Porque sinto o que sinto? Porque estou reacionando desta maneira? Porque penso e creio desta maneira?

Aprenda a olhar a cada ser humano como UM DOCUMENTO VIVO ÚNICO, que tem um passado, uma historia e que teve experiências vividas diferentes das suas. Aprenda amar este documento vivo, sem preconceito ou discriminação, simplesmente ame, onde está e como está não intente muda-lo, caminhe a seu lado, para que o mesmo descubra por si mesmo as respostas para seus conflitos.

Deus te amou de tal maneira, que deu… Quem ama dar sem pedir compensação. Você é um DOCUMENTO VIDO ÚNICO, não queira ser o outro, sua experiência de vida, não pode ser comparada com ninguém, seja autentico.

Si desejas mudar, só o Senhor Jesus pode fazer de ti uma nova criatura, mas ainda assim serás único.

“Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi antes de você nascer, eu o separei, e o designei profeta às nações”. (Jeremias 1:5)

Odenir Figueiredo Jr.

Capelão e Coach

 

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s