COACH DO DIA: EU ERREI! E AGORA ¡

Imagen

Bem vindo ao mundo dos humanos. “Alguém “disse que:” Só não cometem erros as pessoas que não fazem nada.” Na Bíblia encontramos a expressão: Quem não tem pecado atira a primeira pedra”. O ponto não é o erro que cometi, mas sim o que aprendi com esta experiência. Em Coach usamos a palavra Resignificar” , ou seja como podemos resignificar uma experiência negativa, transformando a mesma , em uma lição para nossa vida. Na Bíblia, na primeira carta de João, nos versículos 8 e 9, encontramos as seguintes declarações:

 Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça”.

Estes versículos me ensinam duas verdades: primeiro que todos cometeram pecados (pecar na etimologia bíblica significa errar o alvo), o seja ir em direção contraria ao propósito de Deus para minha vida. A segunda verdade, é que Deus está sempre pronto a dar uma nova oportunidade para aqueles que reconhecem seus erros (pecados). No Salmo 30, encontramos palavras de esperança:

Pois a sua ira só dura um instante, mas o seu favor dura a vida toda; o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria. Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria.”

Nossos momentos de crises e equivocações poderão ser transformados em OPORTUNIDADES, alguém disse que a palavra “Crises”, no idioma chinês, significa oportunidade. Na vida vamos viver tempos de tropeços, caídas e obstáculos, muitas vezes nossas equivocações serão resultados de nossos impulsos egocêntricos, que nos impede de buscar em Deus, a sabedoria e o discernimento para a tomada de decisões.

Creio que nossas equivocações podem abrir portas para Grandes Oportunidades, o importante será ter a humildade de reconhecer nossas equivocações. Quero hoje deixar com você algumas sugestões para transformar seu erro em um benefício para sua vida.

  • ADMITA QUE COMETEU UMA EQUIVOCAÇÃO  PRONTO QUANDO SE DE CONTA. Não poderemos corrigir uma situação ou erro, si não admitimos que o mesmo exista. Os erros se multiplicam e ficam piores, quando não são corrigidos. O ajuste de direção, assim como uma cirurgia ou uma enfermidade, quanto mais rápido se trata, melhor será o resultado. Muitas vezes não queremos admitir nossos erros e intentamos colocar remendos. Não se pode fazer como a avestruz, esperando o problema desaparecer. 
  • ADMITA QUE É RESPONSÁVEL POR SEU ERRO. Ninguém gosta de admitir seu fracasso o erro, é mais fácil encontrar um “Bode expiatório”. Não entre na síndrome do Jardim do Éden, onde Adão começou se desculpando com Deus, acusando a Eva, e esta a serpente. Devemos ter a coragem e o valor de assumir nossas próprias decisões. Não vamos culpar a Satanás, por nossa própria negligência e descuido espiritual.
  • AVALIE O PREJUÍZO.  Cuide para não subestimar o exagerar o prejuízo cometido por sua equivocação. Cuidado com os mecanismos de defesa, que às vezes nos faz dar menos importância ao acontecido, quando na realidade o que deveríamos fazer, era tomar medidas rápidas e drásticas para que o prejuízo ou dano não seja maior. Cuidado com a tentação do mecanismo de compensação. Quando cometemos outro erro para compensar outro dano. É como fazer uma dívida para pagar outra dívida.  Muitos intentam compensar seus pecados, pagando penitencias. Exemplo: Um tem um pecado oculto ou um adultério, e intenta compensar usando uma “máscara de espiritualidade”, começa a dedicar-se compulsivamente a “obra de Deus”, começam há dar mais tempo a igreja ou a seu grupo de comunhão, começa a ter atitudes de “aparências de Super Espirituais”. Cuidado com a Síndrome de Davi, que para esconder seu pecado, começo a cometer uma série de equivocações (pecados).  Como do dito: “pior a emenda do que o soneto”.
  • REALIZE UM PROFUNDO EXAME NAS CAUSAS DE SEU ERRO. Os erros e equivocações são resultados de: Um erro de juízo, uma planificação pobre, falta de comunicação, isolamento e orgulho, que impede uma pessoa de pedir ou buscar ajuda. Minha soberba e autossuficiência. Cuidado com a Síndrome de Pedro: “Isto comigo jamais vai passar”.
  • ELIMINE IMEDIATAMENTE AS CAUSAS DE SEUS ERROS.  Sua avaliação anterior vai revelar as causas de sua equivocação . Agora é hora de ação. Elimine de sua vida tudo que pode te levar a novas equivocações.  Se você tem um problema com tentações sexuais, não de lugar a estas tentações em sua vida. Evite ficar sozinho/a com uma pessoa que provoque o estimule você sexualmente. É como alcoólatra, si desejas deixar seu vicio, saiba que poderá cair, por tanto não se exponha a tentação. Todos temos uma natureza pecaminosa e devemos seguir a orientação de Gálatas 5:16.

            “Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne”.

  • NÃO OLHES PARA TRÁS, SEGUE ADIANTE EM DIREÇÃO DO PROPOSITO DE DEUS PARA SUA VIDA. Temos em Cristo uma nova oportunidade de um novo inicio. As coisas antigas já se passaram e agora tudo se fez novo. Não permita que sua mente continue te acusando com sentimentos de culpas, receba a Graça de Deus hoje mesmo e permita que Deus use suas equivocações, como um aprendizado para uma vida melhor, onde poderá compartilhar seus fracassos, para poder abençoar outros. Nossos pecados uma vez perdoados, para sempre perdoados, “O sangue de Jesus Cristo, nos purifica de todo pecado.”.

Hoje será um novo dia para você, onde suas equivocações, erros e pecados, serão transformados em uma nova oportunidade de Vida.

Odenir Figueiredo Jr.

Capelão e Coach

 

 

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

w

Conectando a %s