COACH DO DIA: ACEITAÇÃO

image

Ser aceito , reconhecido, ter um sentimento de pertencer , são fundamentais para o equilíbrio emocional e para a formação de uma boa auto-estima. A busca por aceitação , por reconhecimento e sentido de pertencer, ocupa um alto grau de energias gastas em nosso comportamento diário.
O ser aceito , inegavelmente e um estímulo que nos motiva em tudo que fazemos , seja pessoal, familiar ou profissionalmente.
O grande problema da ACEITAÇÃO, e quando esta passa ser uma obsessão em nossa vida. Esta busca por ACEITAÇÃO , RECONHECIMENTO e PERTENCIA, pode causar grandes danos psicológicos e espirituais em nossa vida. O grande paradoxo e que a mesma pode destruir nossa Auto-estima, criando comportamentos que poderíamos chamar de “NEUROSES DE ACEITAÇÃO” .
Esta NEUROSE por ACEITAÇÃO, pode afetar sua saúde emocional e mental. Esta pode nos levar a desenvolver Transtornos como: Obsessivo de ansiedade, depressão e em muitos casos pode levar ao suicídio.
Como isto funciona? Começa com uma falsa Expectativa, quando criamos a ilusão de que outros devem nos aceitar, devem reconhecer o que estamos fazendo, devem nos permitir ser parte de seu grupo. Quando o outro, seja meu cônjuge,meus pais, meus filhos, meus amigos ou colegas de trabalho e principalmente quando o meu chefe não me reconhece, me ignora e não percebe o quanto tenho feito para merecer esta ACEITAÇÃO OU RECONHECIMENTO, isto cria  em mim uma grande frustração .
A grande maioria  estão   imergidos em seu próprio mundo, talvez vivendo a mesma neurose, que não estão consciente da necessidades do outro a seu lado. Quando isto acontece o primeiro sentimento negativo e a frustração por uma expectativa não correspondida, logo depois vem a irritação, a raiva, ressentimento e o sentimento de que não existe justiça ou pior o sentimento de VÍTIMA, pobre de mim.
Esta ansiedade neurótica e obsessiva, pode nos levar a ter atitudes e comportamentos de auto-mutilação ou seja pode me levar a romper meus princípios , fazer qualquer sacrifício, humilhar-me, e deixar de expressar meus verdadeiros sentimentos, e chegar a me prostituir para ser aceito, ser reconhecido ou pertencer.
Minha ansiedade por esta ACEITAÇÃO, pode me levar a todo custo comprar o amor, a atenção e a aceitação das pessoas. Podia chamar isto de um auto-suicídio da personalidade. Quando chegamos a este ponto, perdemos a dignidade e passamos ser escravo do outro.
Meu querido leitor , não busque sua aceitação, procurando agradar a homens, o único digno de ser agradado e adorado, e Deus. Deus nos criou como pessoas especiais, nos aceita como somos , onde estamos e como estamos .
Este e o Deus que te conhece desde do ventre de sua mãe,um Deus que tem um propósito para a sua vida e que enviou se único filho,para morrer na cruz, para que através dele tivéssemos a ACEITAÇÃO ETERNA.
Meu amado, o primeiro passo para ser aceito e a aceitação de ti mesmo, da maneira única que Deus te criou. Quando aceito a mim mesmo, isto me leva aceitar o outro, ainda que este não me aceite.
Aprenda aceitar as diferenças, seja você mesmo e deixe o outro ser ele mesmo.(Ama a teu próximo, como a ti mesmo)
Relaxe e viva sua vida, cuidando de ti e dos que estão ao seu lado, sem esperar nada em troca.
Louve a Deus e goze da vida que ele te deu.
Viva hoje , viva o agora, porque este e o melhor momento de sua vida.
 
Odenir Figueiredo Jr
 
Capelão e Coach.

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s