COACH DO DIA: ANSIEDADE: UMA EMOÇÃO QUE PARALISA.

image O conceito de ansiedade tem sua origem no latim “anxietas”. Se trata da condição de uma pessoa que experimenta uma comoção , intranquilidade, nervosismo ou preocupação. Para a medicina, a ansiedade e um estado angustiante que pode aparecer junto a uma neurose ou outro tipo de enfermidades e que não permite um paciente relaxar e descansar A ansiedade não sempre e uma patologia, mas sim uma emoção comum como o medo ou a felicidade, por causa disto , ela e necessária para sobreviver diante de certas ameaças e faz com que a pessoa esteja em alerta. A ansiedade em psicologia e uma emoção , que pode se transformar em um transtorno , que paralisa uma pessoa e provocar transtornos somatomorfos, conhecidos como transtorno somático, de conversão, hipocondríaco, dimorficos corporal ou por dor. Os transtornos somáticos envolvem um enfoque externo e de longa duração dos diversos sintomas físicos , onde não existe uma causa médica

A ansiedade e como o estresse , pode ser positiva ou negativa. Muitos definem a ansiedade como uma emoção pecaminosa, na verdade não existe emoção pecaminosa, a ansiedade e simplesmente uma emoção, que esta presente dentro de todo ser humano. Si meu filho de dois anos, está com uma febre de 40 C , as duas da madrugada, e natural que como pai fique ansioso,  preocupado e angustiado, e isto e apenas uma emoção e não um pecado. Deus manifestou sua ira e Jesus expressou sua revolta contra os cambistas no templo, e a expressão destas emoções não eram pecaminosas.
A ansiedade e necessária em alguns momentos da vida, onde a mesma nos leva a tomar decisões importantes. Um estudo científico mostrou que certo nível de ansiedade são importantes antes de um exame, uma entrevista, um jogo ou até mesmo para um pastor antes de um sermão.
A ansiedade e positiva quando a mesma cria em nos um estado de alerta, mas e negativa, quando passa dominar, controlar e paralisar nossas vidas. E negativa quando provoca sentimentos de dúvida, insegurança e nos faz perder o controle emocional.
Quando Jesus disse, “Não estejas ansioso por coisa alguma”, não estava condenando a ansiedade, mas sim nos ensinando como canalizar ou manejar estas ansiedades. A ansiedade negativa e doentia, destrutiva e não e objetiva , já que não nos ajuda a chegar em lugar nenhum
Jesus nos ensina a depositar estas ansiedades nas mãos do Senhor, o Deus todo poderoso, soberano e que tem sobre seu controle o agora e o amanhã , o nosso presente e futuro. O Deus Onisciente, que conhece todas as nossas necessidades. Esta e a mensagem que encontramos no sermão de monte, no capítulo 6 do livro de Mateus. A ansiedade e negativa , quando sua fonte e nosso orgulho de não depender de outros e não nos permite depender e pedir ajuda a Deus.
E negativa quando nos impede de depositar nossa fé e confiança em Deus. Meu querido leitor, a ansiedade não e um desejo de Deus para sua vida. Ele sabe que a mesma e improdutiva e nos tira a paz e a alegria e afeta várias áreas de nossas vidas, como o sono, sua saúde e sua paz. A ansiedade nos impede de viver momentos preciosos de nossas vidas, que nunca poderemos recuperar.
Te convido a não colocar seu enfoque em pensamentos negativos ou em expectativas catastróficas. Tenha seu enfoque e sua fé em Deus, em sua Palavra e em suas promessas. Que suas palavras sejam as de Abraão, quando Isaque pergunta onde estava o cordeiro para o sacrifício, sua resposta foi; Jeová Jire, “O Senhor Proverá “. Coloque suas ansiedades sobre os cuidados de Deus e ele cuidará de todas suas necessidades
Quero compartilhar algumas razões para não ficar ansioso.
Primeiro: A ansiedade não te levará a nenhum lugar.
Mateus 6:27-29, 27 Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?[28 “Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. 29 Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles.
Segundo:  A ansiedade não e boa para sua saúde.
Provérbios 12: 25 , ” 25 O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima.”
Terceiro: Ansiedade vai em direção contraria da confiança em Deus.
Mateus 6:30, “Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?”
Filipenses 4:6-7, “6 Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. 7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.”
Quarto: A ansiedade coloca sua atenção na direção equivocada.
Mateus 6:25 , “Portanto eu lhes digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa?”
Mateus 6: 31-33, “31 Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber?’ ou ‘Que vamos vestir?’ 32 Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. 33 Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.”
1 Pedro 5:7 , “7 Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.”
Proverbios 3:5 , “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento;”
VIVA EM PAZ E CONFIE EM DEUS.
Odenir Figueiredo Jr.
Capelão e Coach
.

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s