COACH DO DIA: ENTREGAR-SE

ENTREGARSE

Entregar-se, render-se ou desistir, é uma atitude vista como covarde ou de uma pessoa que chegou ao limite de suas forças para continuar a lutar. Isso acontece em muitas áreas de nossas vidas, como capelão tenho visto meus pacientes desistirem de lutar contra uma enfermidade, no aconselhamento tenho visto muitos desistirem de lutar por seu matrimonio, desistir de lutar por um filho ou filha problemática e outros desistirem de lutar contra um vício ou uma adição. Na vida espiritual muitos desistem de lutar contra um pecado.

Creio que cada um de nós, em algum momento de nossas vidas “Tiramos a Toalha”, seja uma dieta, uma Carreira profissional, uma relação ou um sonho.

Conhecer nossos limites é fundamental para nosso equilíbrio físico, psicológico e espiritual.  Isto pode evitar entregar-se ou desistir no meio do caminho.  Entregar-se ou Desistir, pode custar muito caro, seja quando deixo de lutar por uma enfermidade ou deixo a oportunidade de uma Cura acontecer. Segundo Dr. Bernie Siegel, autor do livro “Amor, medicina e milagres”, nossas atitudes podem determinar nossa cura. Em outras ocasiões podemos perder a oportunidade de realizar um sonho, ou a oportunidade de buscar outras possibilidades de dar um passo a mais, para vencer os limites e as barreiras que nos impede de alcançar nosso objetivo.

Isto pode trazer muita dor e frustração. Muitas vezes nossas frustrações são produtos de expectativas não realistas, onde esperamos de nós mesmos ou de outros, alguma coisa ou acontecimento que estão fora de nossos limites ou controle, criando um estado de ansiedade e desanimo que nos faz desistir antes da hora.

A Bíblia deixa bem claro, que existe um tempo para todas as coisas: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” (Eclesiastes 3:3).

O tempo de Deus, não é o nosso tempo, seu cronometro é diferente do nosso. Deus é atemporal, porque tem a capacidade de ver o Ontem, o Agora e o Amanhã, pode ver nossa estrada da vida do princípio ao fim, conhece sua saída e sabe onde e quando chegarás.

No processo de Coach aprendemos a caminhar de um Estado Atual, do lugar ou situação que estamos em direção a um Estado ou Situação desejada. Para que isto se torne uma realidade, devemos dar hoje o primeiro passo para chegar onde queremos.

Dentro de nossa visão Cristiana  significa; “ENTREGAR-SE”, ainda que isto possa parecer paradoxal. ENTREGAR-SE, é um passo de fé, não é DESISTIR, é caminhar um dia por vez, confiando no processo de Deus em nossas vidas, com a certeza de que ELE cumprirá seu propósito em nossas Vidas, dentro de seu tempo.

ENTREGAR-SE, não é jogar a toalha, mas sim dar graças ao Senhor, por cada minuto, cada dia, cada oportunidade, cada recurso ou possibilidades que ELE coloca diante de sua vida.

Faz alguns anos atrás, que como capelão fui chamado por um médico, que me derivou um paciente, que segundo seu prognóstico, tinha apenas 48 horas de Vida. Suas palavras foram: Capelão prepare o paciente para morrer e a sua família para o inevitável. Este é um momento muito difícil na vida de um capelão. Orei a Deus e fui visitar “Juan”, tinha seus 37 anos, havia perdido um rim e o outro estava seriamente comprometido, naquela ocasião não havia possibilidades de transplante, segundo o médico restava poucas horas para o colapso de seu sistema renal. Chequei junto à cama de Juan, seu médico já o havia alertado de sua gravidade e por certo teria poucas horas de vida. Juan quando me ver, seus olhos se enchem de lágrimas e me disse: Capelão, só queria viver um pouco mais para poder cumprir com minha filha, poder realizar seu sonho, sua festa de 15 anos, sua filha tinha 12 anos. Esta festa é uma tradição muito forte no Paraguai. Naquele dia fiz um trato com Juan, o de viver cada hora e cada dia por vez e começar a louvar e expressar sua gratidão a Deus, por cada hora que estivesse vivo, que em cada amanhecer fizesse o mesmo. Passaram três anos, fui convidado para a festa de 15 anos de sua filha. Quando encontrava Juan no corredor do hospital, me repetia capelão, um dia por vez, cada dia segue dando graças a Deus.

Meu querido leitor, não sei o que estás vivendo hoje, seja o que for NÃO DESISTA, MAS SIM, ENTREGUE sua vida nas mãos de Deus, vivendo um dia por vez em passos de fé.

Odenir Figueiredo Jr.

Capelão e Coach

 

 

 

 

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s