COACH DO DIA: PERDER PARA GANHAR!

perder para ganar

21 porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro. ( Filipenses 1:21).

“pois, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á”. (Mateus 16:25).

No mundo de negócios existe o conceito de Ganhar e Ganhar e o de perder e ganhar, ou seja, diminuir meu lucro hoje para poder vender mais. O homem está sempre buscando tirar vantagens para ganhar, o sentido de perder não é permitido.

Quando pensamos em perdas, muitas vezes estamos pensando na morte de uma pessoa que amamos, na perda da saúde, na perda do controle de alguma coisa ou alguém, na vida espiritual pensamos na perda de salvação ou da alegria da salvação.

A grande verdade é que as perdas fazem parte de nossas vidas de muitas maneiras; seja quando abandonamos ou somos abandonados, deixamos alguém ou somos deixados, quando passamos por mudanças ou câmbios em nossas vidas, quando deixamos ou nos mudamos a outra cidade ou país. Mas estas perdas não só acontecem com a separação ou a partida de aqueles que amamos, mas também existem perdas conscientes e inconscientes de nossos sonhos românticos, de nossas expectativas não alcançadas ou impossíveis, a ilusão da liberdade e o poder e a ilusão de que estamos seguros neste mundo.

Existem as perdas de nossa juventude, de nossa mobilidade, de nossa identidade. Muitas vezes pensamos que somos imortais, invulneráveis e pesamos que jamais seremos derrotados.

A Dra. Judith Viorst, em seu livro “Necessary Losses”, deixa claro que as “PERDAS”, são parte da vida, são universais, inevitáveis, inexoráveis e são necessárias para nosso crescimento e ganhamos maturidade quando perdemos, deixamos, soltamos ou deixamos ir.

Nossas vidas começam com a perda, no parto o bebe, deixa o útero de sua mãe, deixa sua área de conforto, deixa a proteção interior, onde é alimentado e onde cresceu com segurança. Mas em seu nascimento, deixar o útero de sua mãe, é fundamental para continuar crescendo. Não existe crescimento sem perda.

É necessário sair do casulo para poder voar. Este é o processo da metamorfose. Somos transformados, somente quando saímos de nossa cascara de proteção.

Na estrada da vida o desenvolvimento do ser humano é pavimentado com a capacidade de Renunciar. Neste processo crescemos quando deixamos, soltamos ou largamos. Todo investimento apaixonado deixa-nos vulneráveis a uma perda.

A separação tem um alto custo, uma mãe sofre cada dia, quando seus filhos saem de casa, o sentimento muitas vezes é de solidão, abandono ou medo. Que passará se não volta? Que passará se por algum motivo sofra um acidente ou um assalto? Esta mãe sofre, mas sabe que seu filho necessita sair para crescer. Só quando saímos é que amadurecemos. Por esta razão a bíblia ensina que quando um contrai matrimonio, deve deixar pai e mãe. Sem este deixar um matrimonio não cresce.

Teologicamente, a historia do Éden é uma historia de perda. A desobediência levou o homem a perder sua comunicação Cara a Cara com Deus e isto significou separação e dor. Deus em seu infinito amor, antes da fundação do mundo, em seu plano de redenção, teve que “PERDER PARA GANHAR”, ofereceu seu único filho para morrer na Cruz, para que  em Cristo, pudéssemos voltar a ter comunhão com Deus. Sem morte não existe ressurreição. Somos chamados a morrer para poder viver. Na escatologia a morte é necessária para que possamos entrar na Dimensão Divina, poder entrar finalmente no paraíso de Deus, onde não existirá mais enfermidades, dor ou morte. Um lugar onde não existirão mais perdas.

Paulo nos ensina que a tribulação é a fonte da paciência e esta da esperança. Cristo nos ensina a levar a cruz cada dia, ou seja, nossa vida deve ser um morrer diário, que nos faz capaz para a Vida. Paulo dizia: “Já não sou eu que vivo, mas Cristo”. PERDER PARA GANHAR.

Nos dias anteriores escrevíamos sobre a necessidade de Dar para Receber, de ser grato para ser feliz.

Meu querido leitor, a dor de uma perda é inevitável, mas é a dor de um parto que trás a alegria de uma nova vida. É a dor e a perda que nos ajuda está conscientes de nossas limitações e nossa dependência de Deus. Uma semente necessita morrer para que possamos ver a arvore com seus frutos.

Talvez você hoje esteja vivendo um momento de perda e veja incoerência naquilo que escrevemos. Chore sua perda, sua ferida só será curada com suas lágrimas. Estou certo que agora, talvez não possa ver ou entender, mas estou seguro, de que sua experiência te fará crescer. Sua experiência de perda te levará entender e compreender a dor e as perdas de outros, te levará mudar suas prioridades de vida. Seguramente será uma pessoa melhor e viverá uma vida mais significativa.

Deixo-te com as palavras do Salmista: O choro pode durar uma noite; pela manhã, porém, vem o cântico de júbilo”. (Salmos 30:5b).

Odenir Figueiredo Jr.

Capelão e Coach

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s