COACH DO DIA: SOCORRO,ORE POR MIM!

image

 

Esta foi a mensagem que recebi esta semana, de uma pessoa que amo muito.  Estamos vivendo o período das “FESTAS DE FIM DE ANO”, um tempo de muita sensibilidade. Nossos sentimentos neste tempo é uma mistura de alegria, celebração, euforia, mas também de frustrações, saudades, dor e tristeza. Todos estão muito sensíveis e muitos sentimentos aparecem. Algumas estatísticas mostram um incremento do numero de pessoas depressivas, do numero de suicídios, homicídios e acidentes.

É um tempo de incremento do estresse e devemos estar preparados para lidar com essas pressões. Existem alguns fatores que contribuem para o aparecimento desse estresse. Os principais são as finanças, as relações e esgotamento físico e mental.

Em relação às finanças, somos pressionados por um mundo dominado pelo consumismo, pelas expectativas e demandas de nossos familiares e amigos, que esperam de nos, receber um presente. Junto com estas demandas, temos as nossas próprias demandas pessoais, como umas férias bem merecidas em um lindo lugar ou comprar nosso objeto de consumo que sonhamos o ano todo adquirir.

Tudo isso contribui para o aumento de nosso estresse na busca de recursos necessários para atender tantas demandas, um estresse que terá o efeito do famoso, ”compre agora e pague somente em 2014”. O resultado será o efeito estressante que se prolongará por todos os meses do próximo ano. Sabemos que o desequilíbrio financeiro, pode desencadear mais frustrações, crises matrimoniais e influenciar em nosso estado de animo, isto sem levar em contas os efeitos nocivos para nossa saúde, física, mental e espiritual.

Outro fator que devemos estar atentos são as RELAÇÕES E SENTIMENTOS: Toda esta expectativa de agradar a todos passa ser uma armadilha, porque alguns poderão ser atendidos, outros se sentirão frustrados com o valor do presente que recebeu, criando resentimentos reprimidos. É como a entrega de presentes dos “amigos ocultos”, sempre vai haver aquele famoso “sorriso resentido”.

Outro estresse esta relacionado com a família, sabemos que a maioria vive bem, enquanto cada um esta em sua própria casa, mas quando estão juntos, aparecem os ciúmes, invejas, conflitos e relações rompidas. Sabemos que estas confraternizações são necessárias e podem ser terapêuticas para muitos. O importante é aprender a dizer não, seja para familiares ou amigos, para qualquer festividade onde você não sente o desejo de está. Participe das festas onde sua alma esteja, onde sua presença não é por obrigação ou por um compromisso que tenho que cumprir, mas sim que seja um ambiente onde sinta prazer de está.

Este é um tempo onde devemos estar conscientes de nossos sentimentos. É um tempo de família, onde as lembranças e saudades daqueles que já não estão em nosso meio, são muito fortes, a saudade de um filho, de uma mãe, um pai, um irmão, esposa ou esposo ou um amigo de coração, certamente estarão presente nestes momentos.

Nestes momentos é importante deixar fluir nossos sentimentos, não devemos tragar o esconder nossos sentimentos, pensando em não entristecer a festa. É um tempo de celebrar a vida, mas também um tempo de chorar a dor que esta dentro de nós. É muito importante para o equilíbrio mental e emocional, celebrar com a família esse momento, não cancele a festa, celebre a vida e chore. Compartam os lindos momentos vividos com essa pessoa, seu humor e maneira de ser. Estou seguro que sua festa será muito mais significativa.

Para diminuir seu estresse e frustrações, não crie expectativas em relação a outras pessoas, respeite aqueles que por algum motivo não puderam esta presente, no ponha sua atenção nos ausentes, mas sim celebre com os  presentes. Se você não pode comprar presentes para todos ou esta presente em todos os lugares, seja criativo, use as redes sociais, seu celular, seu email, skype, ou se podes passe na casa da pessoa e mostre seu afeto com um grande abraço.

Lembre-se que este é um tempo de reflexão, de avaliação, de renovação de propósitos e devemos aprender CUIDAR de cada área de nossas vidas. Tenha prioridades em sua vida, estabeleças seus limites, planeje tudo que deseja alcançar, não espere as festas para dar inicio a seus projetos de vida. Comece hoje, agora, a dar o primeiro passo para chegar mais perto da meta de seus sonhos. Cuide de seu corpo, busque equilíbrio em sua dieta, sua saúde não tem preço. Cuidado com a filosofia, “Comamos e bebamos, porque amanha morreremos”.  Posso te dizer que a morte não é o problema, mas sim seu processo, que muitas vezes significa em ficar em uma cama enfermo, dependendo de outros, perder o controle de sua vida e sofrer a dor física e emocional das consequências de administração irresponsável de sua saúde.

Muitas vezes é um perder para ganhar, ou seja, trocar o prazer imediato por um prazer continuado e estável.

SOCORRO ORE POR MIM! , meu querido leitor, não temas, grite por ajuda, não intente levar sua carga isoladamente, você não esta sozinho, permitas que seus amigos te ajudem, com isto estarás dando a eles a oportunidade de sentirem-se bem. Ajudar-te será importante para saúde emocional, o sentir-se útil e poder servir a Deus por meio de sua vida. PERMITA QUE OUTROS SEJAM ABENÇOADOS ATRAVES DE VOCÊS, PECA POR SUAS ORAÇÕES, estas são terapêuticas, curadoras, confortadoras e movem as mãos de Deus em nosso Socorro.

Passe o que passe nestas FESTAS saiba que o SENHOR JESUS, estará sempre a seu lado. Si na noite de Natal não tiver ninguém ao seu lado, talvez esteja longe de seus familiares por algum motivo, uma coisa posso te garantir o principal personagem do NATAL, estará onde você estiver.

CONVIDE JESUS PARA NASCER EM SEU CORACAO NESTE NATAL.

Odenir Figueiredo Jr.

Capelão e Coach

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

w

Conectando a %s