COACH DO DIA: PARADOXOS DE FIM DE ANO!

POBRESA Y RIQUESA

É Natal, tempo de festas, muitas luzes colorida, arvore de Natal, gente de um lado para outro dentro dos Shoppings, todos pensando na Ceia de Natal e de Fim de Ano, sinceramente é um ambiente que realmente gosto, posso passar o dia todo em um Shopping, olhando e apreciando a decoração natalina. Tenho boas recordações da arvore de Natal de casa de meus pais, a tradição de deixar a janela aberta para poder receber os presentes, a surpresa ao abrir os presentes à meia noite do dia 24, era todo um tempo de muita expectativa. Lembro-me de meu carro do Corpo de Bombeiros, era lindo, meu velocípede e tantos outros. Minha mãe cuidava da parte espiritual, depois no culto de Natal na Igreja, antes da cerimônia de entrega de presentes, cantávamos hinos natalinos. Outra parte especial era nossa ceia, de colocar água da boca, a famosa empada de camarão feita por mamãe, o arroz de forno, com azeitonas, passas, e coberto de queijo parmesão e claro o Peru, com recheios de frutas e farofa. Sem contar os doces, manjar, olho de sogra, quindim, etc… , naquele tempo não havia preocupação em engordar.

Todo este tempo era de muita agitação, inclusive o preparo para o teatro ou cantata de Natal da Igreja, eram semanas de ensaios e preparação das vestimentas dos personagens.

Dentro deste ambiente de êxtases de Festas, a verdade é que muitos estarão vivendo tempo de saudades, de dor e dolo, de solidão e depressão. É a saudade de um ser querido que já não está mais presente, é o sentimento de desesperança por alguma enfermidade pessoal ou de um ser querido que amamos.  É um tempo de PARADOXOS, onde devemos estar preparados para está alegres com os que estão celebrando e chorar com os que estão passando pelo vale de dor e sofrimento.

É O PARADOXO da injustiça social, onde sabemos que muitos terão muito e outros nada. Algumas mesas estarão cheias e outras vazias. Muitos estarão vivendo a abundancia destes dias e outros provavelmente vivendo a calamidade da perda total de tudo que tinham, ou um ser querido em um acidente, uma catástrofe climática, onde perdeu tudo ou a noticia de uma enfermidade.

Como pastor muitas vezes em um mesmo dia, posso está em  uma festa de casamento e em um funeral. Como capelão, ao mesmo tempo posso está celebrando e orando pelo nascimento de uma criança em um quarto e no outro quarto consolando uma mãe que acaba de perder seu bebe tão esperado.  Agora como filho e irmão, muitas vezes meus sentimentos são de solidão e tristeza. Cada ser querido que parte é como um buraco no coração.

A Vida e a Morte é um PARADOXO DO CRISTIANISMO, o apostolo Paulo dizia em sua carta aos Filipenses. 1: 21-24; “21 porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro. 22 Caso continue vivendo no corpo[a], terei fruto do meu trabalho. E já não sei o que escolher! 23 Estou pressionado dos dois lados: desejo partir e estar com Cristo, o que é muito melhor; 24 contudo, é mais necessário, por causa de vocês, que eu permaneça no corpo”.

Proclamamos a salvação e a vida eterna, a esperança de que um dia vamos estar para sempre na presença do Senhor, onde já não haverá mais tristeza, nem dor, nem pobreza, não mais injustiça, não mais enfermidades, não mais morte, onde o Senhor enxugará todas nossas lágrimas. Mas a verdade é que mesmo assim, ainda que não temesse a morte, existe o temor da dor e da separação daqueles que amamos.

O Natal é outro PARADOXO, onde o filho de Deus, o príncipe de Paz, o maravilhoso Conselheiro, nasce em uma manjedoura, em um estábulo, “porque não havia um lugar para ele na hospedaria”. Aqui deixo uma pergunta de reflexão: Será que haverá um lugar para Jesus em sua Casa ou na ceia de Natal de sua família? Onde estará JESUS em seu NATAL?

O JESUS DO NATAL é o EMANUEL, Deus conosco, aquele que disse; “Estarei contigo todos os dias de sua vida, até a consumação dos séculos”. O JESUS DO NATAL, é aquele que morreu na Cruz, ressuscitou ao terceiro dia, foi elevado ao céu e hoje está a direita de Deus, intercedendo por nós.

Meu querido leitor celebre seu NATAL e alegre-se em suas Festas, viva cada dia como usando todo o Potencial que Deus projetado para sua Vida. Seja onde você estiver como estiver, no vale que estiver, quero que saiba de uma coisa, O CRISTO DO NATAL, ESTARÁ A SEU LADO, COM SUA PRESENCA E SUA PAZ, QUE SOBREPASSA TODO ENTENDIMENTO.

“Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem, e não os amaldiçoem. 15 Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram. 16 Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior [a]. Não sejam sábios aos seus próprios olhos”. (Romanos 12: 14-16)

 

Odenir Figueiredo Jr.

Capelão e Coach

 

 

 

2 pensamientos en “COACH DO DIA: PARADOXOS DE FIM DE ANO!

  1. Prezado capelao,
    Confesso que muito fui tocado por sua mensagem ( paradoxo). Tambem sou. Capelao. Amado, acima de tudo, faço votos por sua prosperidade e saude, assim como e prospera a sua alma.

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s