COACH DO DIA: RELEVÂNCIA

image

Relevância implica em alguma coisa, situação , tema ou pessoas que são Relevante para alguma pessoa ou organização. Relevante é algo que realmente importa, alguma coisa , tempo , situação ou pessoa que realmente importa. Estamos vivendo um tempo onde o irrelevante domina a mente e as atitudes das pessoas. Onde o fútil , o vulgar , o artificial e as coisas são mas importante que pessoas. Uma sociedade do consumo instantâneo , onde a aparência   é mais importante que o conteúdo. Como disse Jesus,  é uma sociedade de copos lavados apenas na parte exterior , sepulcros caiados , é a maquiagem do verdadeiro ser ou seja uma sociedade de Silicone. Trabalhando como capelão dentro de um vale de dor, com pacientes terminais, pacientes que dia a dia , lutam com a Vida e a Morte, o que tenho aprendido é que nessa hora , pacientes e familiares descobrem o que realmente é Relevante. Quando lidamos com a vida e a morte, nossas fortunas pessoais, nossa posição ou status na sociedade é pura vaidade, como dizia o sábio Salomão.

Isto me lembra de um paciente que encontrei na Oncologia do Baptist Medical Center , en Jacksonville, nos Estados Unidos, um homem de mais de 20 milhões de dólares , com lágrimas nos olhos me disse: “perdi minha família, minha esposa me deixou, não tinha tempo para ela, não pude relacionar-me com meus filhos , porque não tinha tempo para eles. Apesar de deixar uma fortuna para eles, não temos nenhum relacionamento significativo. Hoje que vivo entre a vida e a morte, descubro que troquei relacionamento , amor, pessoas, por uma busca cega por aquilo que agora não me serve para nada .”

Meu querido leitor, esta história si repete todos os dias , não necessita ser um milionário, o importante é identificar o que realmente é Relevante e significativo em sua vida. Pessoas e relacionamento são mais importantes do que coisas, poder, ambição, discussões tolas, seu time de futebol, seu vício eletrônico , a marca de seu carro, a etiqueta de sua roupa, seu tempo gasto com tudo aquilo que não edifica e nem constrói relacionamentos profundos. Nossos preconceitos, tradições , posição teológica, diferenças, denominação , religião , partido político e tantas outras coisas irrelevante diante da vida e a morte. 

O que é  relevante e transcendental é eterno. Jesus disse: quem crer em mim tem a vida eterna. Hoje convido a você a viver uma vida e um relacionamento relevante, isto é ; Significativo, com Deus, com sua esposa/o, com seus filhos, tenham um tempo de qualidade juntos, deixem as discussões tolas, a disputa de poder, o orgulho egocêntrico, não te estresse com as banalidades , com o que você não pode mudar, não entre em um messianismo ou desejo de mudar o mundo. Deixe Deus ser Deus e você apenas criatura.

Esteja certo que para mudar o mundo, teremos que mudar o coração do homem, e isto é função do Espírito Santo. O relevante é viver em amor e proclamar a única esperança: Jesus Cristo.

Viva o relevante, o que constrói, o que edifica e tem real significado para as pessoas. Deixo para sua reflexão os seguintes textos:
Ouçam agora, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro”. 14Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. 15 Ao invés disso, deveriam dizer: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”. – Tiago 4:13-15
 
A vida é um vapor! Como uma neblina matinal que logo desaparece. A vida é um dom de Deus e em relação ao reino da eternidade é relativamente curta. A promessa de Deus é de setenta anos, oitenta se somos fortes (Salmo 90:10), mas mesmo se você passar dos cem ainda é em um vapor aos olhos de Deus. Não há garantias sobre o amanhã, muito menos do próximo ano ou daqui a dez anos. Nossos corpos físicos estão aqui na terra por apenas um momento fugaz aos olhos de Deus (Salmo 90:4, 2 Pedro 3:8).
 
Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria.” (Salmo 90:12), antes que seja tarde demais.
 
 
Odenir Figueiredo Jr.
Capelão e Coach

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

w

Conectando a %s