COACH DO DIA: VIVA O IMPORTANTE!

IMPORTANTE2“O IMPORTANTE NA VIDA , NÃO É O QUE VOCÊ TEM, E SIM A QUEM TENS”.

Umas das ferramentas usadas no processo de Coach, se chama “Tríade do Tempo”,  onde se faz uma avaliação de como uma pessoa usa seu tempo.  O teste apresenta três esferas principais do uso do tempo: A ESFERA DO IMPORTANTE,  ESFERA DO URGENTE E A ESFERA DO CIRCUNSTANCIAL. O grande desafio é maximizar nosso tempo naquilo que realmente é IMPORTANTE.

Em Eclesiastes 3, o sábio diz que existe um tempo certo para todas as coisas. Saber usar o tempo com sabedoria é parte de uma boa administração do tempo que Deus nos deu.

A ESFERA DO IMPORTANTE; esta relacionada com as atividades que fazemos e que são relevantes em nossas vidas, aquelas que trás resultados em curto, médio e longo prazo. É uma estrada segura, porque sabemos onde e quando vamos chegar.  Quando viajava de Curitiba a Assunção  esta semana, fiquei maravilhado com o computador de meu GPS, que calculava exatamente a cada minuto, os kilometros, a media de velocidade usada e me dava os kilometros que faltavam para chegar , o tempo de viaje e a hora de chegada.  O importante nunca é URGENTE, é algo que se planeja e si tem como prioridade.

A ESFERA DO URGENTE, é quando o tempo já se esgotou, são as exigências de ultima hora, não são previstas e geralmente causam pressão e estresse, seja físico, emocional e financeiro. Quando não cuidamos de nossa saúde, o resultado pode ser a urgência de um Enfarto, um AVC, um derrame  e tantas outras enfermidades que poderiam ser evitadas se cuidadas a tempo. A Sala de Urgência  estão cheias de pessoas  que sempre deixam para o segundo plano o cuidado de sua saúde e depois  o tempo passa a fatura.

Muitos deixam de cuidar de sua família, para cuidar de outros, cuidar da casa, ganhar dinheiro e tantas outras coisas, que  parecem boas, mas podem criar um situação de urgência no Matrimonio ou com os filhos. Alguém me contava hoje,  estive tão ocupada com minha compulsão de  limpar minha casa, que não tinha tempo para meu marido e meus filhos.  Esta situação fez com que meu marido  me deixasse .  Um pai estava tão ocupado com seu trabalho, com sua ambição de ganhar mais dinheiro, que  não notou que seu filhos  estava destruindo sua vida nas drogas. Lembro-me de um colega pastor, que estava tão ocupado  em seu ministério,  ocupado nas múltiplas atividades de sua igreja, denominação e outras atividades eclesiásticas , que quando caiu em si, sua esposa foi com outro e o seu filho cometeu suicídio.

Muitas pessoas que conheço vivem pagando juros altos,  entrando em falência financeira, porque não poupam para o tempo de Emergência. Um princípio dado por Deus na historia de José, que poupou sete anos, o tempo das vacas gordas, para sobreviver o s sete anos de vacas magras.

Estamos acostumado com as Urgências da Vida, que acabamos por adiar o que é realmente IMPORTANTE,  e somente  damos atenção e tomamos decisão quando o tema se torna URGENTE.

Meu querido leitor, não espere ir para a URGÊNCIA, cuide de sua saúde hoje, realize hoje mesmo um check-up,  vá a seu médico e pede  os exames de rotina, para saber como está sua saúde, estou seguro que vai sair mais barato que uma cirurgia de urgência ou uma enfermidade que o deixe inválido.

Busque um tempo de qualidade  e diálogo com sua esposa/o, dedique tempo para vocês,  de carinho para ela, expresse seu afeto, antes que outro faça . Cuida-te, se apronta e fique linda para seu marido, seja sensual, busque atrair sua atenção, saiba que o homem sente com os olhos.  Fique sempre atraente para ele.  Faça antes que outra faça.  Evite as urgências  no matrimonio.

Dedique tempo para seus filhos, antes que a televisão, a Internet e os jogos eletrônicos, tomem seu lugar, ou as drogas e as malas companhias tome seu espaço. Evite a Urgência de um filho rebelde.

CUIDADO COM O CIRCUNSTANCIAL: É o tempo gasto com atividades desnecessárias ou excessivas. São o uso inútil do tempo en atividades feitas por acomodação ou para agradar a sociedade, como os  “compromissos sociais”.  Esta é uma esfera onde a estrada não leva a lugar nenhum, não trás resultados, mas sim frustrações ( O uso  exagerado da internet, jogos eletrônicos, novelas, certas festas e compromissos sociais, reuniões sem propósito ou conversas inúteis).

Meu querido leitor, estamos vivendo em um mundo de relações artificiais, onde o supérfluo passou a ser importante, onde o diálogo sério passou ser careta e chato, onde o smart-phone passou a ser o único instrumento de comunicação entre os jovens. Eles estão em todos os lugares, nas igrejas, nas escolas e inclusive tomam o tempo principal dentro da casa.  Dias passados busquei alguém para falar e vi que todos os meus netos estavam “Conectados”, inclusive meu filho, todos anestesiados em seus vícios eletrônicos, onde tentar manter um diálogo  era inconfortável para eles e para mim, é como  tirar sua atenção do que para eles era importante.

ESTA NA HORA DE RESGATAR O IMPORTANTE, ANTES QUE O TEMPO PASSE A FATURA,  seja encima de nossa saúde, nossas finanças, matrimonio, filhos e acima de tudo , ante que o PECADO PASSE A FATURA ESPIRITUAL POR NOSSA VIDA NEGRIGENTE.

VIVA O IMPORTANTE!

Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios,  aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus”.(EFESIOS  5: 15-16)

Odenir Figueiredo Jr.

Capelão  e Coach

Un pensamiento en “COACH DO DIA: VIVA O IMPORTANTE!

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s