COACH DO DIA: UMA CADEIRA!

silla

Jesus, pois, vendo as multidões, subiu ao monte; e, tendo se assentado, aproximaram-se os seus discípulos”, (Mateus 5:1).

Um dia quando participava de uma das conferencias médicas de nossos residentes no CMB, o Dr. Ramiro Garcia Varesine, oncologo, professor de varias universidades de Medicina em Paraguai, médico e professor, perguntava as seus alunos; Qual era o instrumento mais importante para um médico conseguir um bom diagnóstico de seus pacientes? Depois de muitas respostas, que variavam entre o uso dos mais modernos equipamentos usados para diagnóstico e exames complexos de laboratórios, o professor respondeu: UMA CADEIRA!

SIM, UMA CADEIRA, onde o médico possa sentar, sem pressa e poder escutar seu paciente, uma cadeira para poder fazer um bom diagnóstico. Hoje quando a medicina familiar esta sendo valorizada, uma medicina que enfoca o paciente e sua família, dentro de uma dimensão Biopsicossocial e espiritual, onde a cura de uma enfermidade está relacionada com um estado de bem estar integral do paciente.  O paciente é um ser integral e seus sintomas estão muitas vezes inter-relacionados dentro de um marco integral (corpo- alma – espírito). Mais do que nunca um médico precisa escutar seu paciente para um bom diagnóstico.

Sim, seja um médico, um pastor, um capelão, conselheiro, um cuidador ou um amigo, todos necessitamos de UMA CADEIRA, onde sem pressa, sem estresse, com tempo, para podermos escutar e diagnosticar as diferentes enfermidades da ALMA HUMANA.

Esta observação do Dr. Varesine, me levou recordar uma anedota que se contava em minha cidade de origem (Macaé), onde havia um pediatra que trabalhava na Emergência ambulatorial Pediátrica do SUS, aonde centenas de crianças chegavam para consulta, então se contava que quando a mãe entrava no consultório, o médico já estava escrevendo a receita. A mãe perguntava: Esta receita é para meu filho? Então o médico dizia: Não esta é para o próximo paciente, a de seu filho já esta pronta. Outro era um médico que vivia apurado, que quando a paciente entrava e começava a contar sua historia clínica, o médico interrompia e dizia: Por favor, senhora, comece a contar tudo que passou da porta até aqui.

Lembro-me quando cheguei ao Paraguai, um  tempo quando as pessoas, famílias e vizinhos, colocavam suas cadeiras na calçada e tomavam o Terere (mate frio, típico do Paraguai), passava de um para o outro, enquanto cada um compartilhava os acontecimentos da vida. Hoje, a poltrona, a televisão, o computador, o celular, o ar acondicionado roubaram este espaço.

Estamos vivendo uma sociedade, onde o tempo é dinheiro, existe uma corrida sem fim, em busca de encher o vazio existencial, causado pelas frustrações, as ansiedades e carências não preenchidas dentro da família, onde todos buscam preencher através do consumismo.  O marketing do mundo tem sido veloz em vender necessidades ilusórias para uma sociedade, onde não existe mais uma CADEIRA, para o companheirismo, para compartilhar um café, para ser escutado, para poder chorar ou simplesmente conversar sem compromisso. A verdade é que hoje para que si tenha uma cadeira para ser escutado, temos que pagar (Psicólogo terapeuta).

Meu querido leitor quero te convidar a buscar uma CADEIRA, onde sem pressa, possa desfrutar de uma verdadeira amizade, uma verdadeira comunhão, uma CADEIRA PARA ESCUTAR E SER ESCUTADO, uma cadeira para sentar e apreciar a natureza, o colorido das flores, o perfume dos bosques, o cânticos dos pássaros, assim como apreciar a diversidade.

UMA CADEIRA, onde sem pressa, entre na presença de Deus e possa compartilhar o profundo de sua alma.

UMA CADEIRA, para ESCUTAR A VOZ DE DEUS, escutar seus conselhos eternos, escutar seus propósitos para sua vida.

UMA CADEIRA, para sentar, em quietude e louvar e adorar a Deus.

UMA CADEIRA, para escutar sua esposa/o e seus filhos, dando a eles tempo de qualidade, um tempo onde ninguém e nada será mais importante do que eles..

BUSQUE UMA CADEIRA, SENTE E ESCUTE.

Sentado em uma cadeira, tomo tempo para te escrever e desejar muitas bênçãos para o dia de hoje.

 

Odenir Figueiredo Jr.

Capelão e Coach

 

 

 

2 pensamientos en “COACH DO DIA: UMA CADEIRA!

  1. Sábias palavras, Pastor Odenir! Saudades do tempo de ovelha em que tínhamos uma cadeira par sentar e conversar. Aprendi lições que alicerçaram a minha vida!!! Obrigada por tudo! Forte abraço. Solange Candido

    • Saudades, vc cresceu e hoje tem uma linda família. Que Deus continue abençoando sua vida. Tenha sempre uma cadeira para o diálogo com Deus, sua família e com você mesmo.
      abraços,
      Pr. Odenir

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s