COACH DO DIA: ATROFIAR OU CRESCER!

ATROFIAR

 

Atrofiar significa parar de crescer e desenvolver-se por falta de nutrição ou de atividades. No processo natural da vida, através dos anos entramos em um processo de envelhecimento, também chamado de neurodegeneração, que é um processo natural da morte das neuronas celebrais que podem levar-nos a uma demencia.

A boa noticia é que as pesquisas cientificas demosntraram que o cerebro humano possui a capacidade de criar novas células nervosas ou neuronas ao largo da vida. A isto chamaram de NEUROGENESIS.

Para que estas sejam desarrolhadas é  necessário que as neuronas, sejam constantemente estimuladas ou ficarão atrofiadas e morrerão. Esta é a razão porque as pessoas idosas,que permanencem ativas e mentalmente estimuladas com alguma coisa, envelhecem melhor, do que aquelas que depois da aposentadoria , ficam em casa a ver novelas seis horas por dia.

Não existe opção, ou tomamos a decisão de mover-nos, ficarmos ativos, desenvolver uma vida de continuado crescimento ou vamos atrofiar em todas as áreas de nossas vidas.  Hoje cada um de nós, recebemos de Deus a capacidade de decidir nossas metas de vida para o futuro. Si queremos ficar onde estamos e ter os mesmos resultados, o único que necessitamos fazer, é continuar fazendo o mesmo. Mas, se queremos crescer, devemos está dispostos para aprender e fazer algo diferente.

Uma das ferramentas do Coach é a RODA DA VIDA, a mesma é dividida em quatro áreas de desafios: Área PESSOAL, QUALIDADE DE VIDA, RELACIONAMENTO E PROFISSIONAL. Dentro da área pessoal, encontramos uma escala de 1 a 10, nos seguintes seguimentos: Saúde e Disposição (Como está minha saúde?).  Que posso fazer para melhorar minhas condições físicas, si estou na escala 3, que pode ser feito hoje, para chegar mais perto de 4 amanhã? E assim por diante, cada dia recebo o desafio de melhorar dentro de minha escala. Dentro desta mesma ideia, está meu desenvolvimento intelectual, meu equilíbrio emocional. Que posso fazer hoje para melhorar estas áreas?

Na área Profissional: Qual tem sido meu nível de realização e propósito? Como me sinto em meu trabalho? Recursos financeiros e contribuição Social. Estou realizado? Tenho alcançado minhas metas financeiras? Em que tenho contribuído socialmente para melhorar o ambiente onde vivo? Que tenho feitos com os recursos que Deus me tem dado? Como tenho usado meu dinheiro?

Na área de Relacionamentos: Família: Qual é o nível de meu relacionamento com minha esposa/o ou com meus filhos?  Que posso fazer hoje para melhorar este nível de 3 para 4…? Exemplos: Quero estabelecer uma rotina de jantar fora com minha esposa, uma vez por semana. Caminharmos juntos duas vezes por semana. Ajudar minha esposa a lavar as louças , para que assim possamos ter mais tempo juntos. Dedicar trinta minutos de meu tempo em casa para jogar com meus filhos. Levar meus filhos para passear, etc… . Ou seja, como posso melhorar meu relacionamento com eles?

Como está meu relacionamento amoroso? Como está o nível de meu relacionamento com minha namorada/o ou noivo? Qual tem sido nosso nível de diálogo? Em que área temos que crescer e madurar? Como estamos planejando nosso futuro? O que podemos juntos, fazer hoje para chegar mais perto de nossas metas?

Qualidade de vida: Como tenho cuidado de minha saúde emocional? Que tenho feito de lazer e diversão? Sinto-me feliz como pessoa?

MINHA VIDA ESPIRITUAL: Onde estou em meu relacionamento com Deus? Que posso fazer hoje para melhorar este relacionamento? Exemplos: Comprometo-me a ler toda a Bíblia este ano, 3 capítulos por dia e 5 nos fins de semana. Melhorar meu tempo devocional com Deus; ter um tempo de oração pessoal, tomar a decisão de escolher um lugar e determinar o tempo que desejo esta em sua presença. Assumir o compromisso em um ministério da igreja, onde sinto que Deus me tem chamado.

Meu querido leitor está em suas mãos à decisão de ATROFIAR-SE OU CRESCER, entrar neste mundo encantado do aprendizado, na aventura de fazer algo diferente, no desafio de alcançar suas metas e sonhos, em viver na dimensão transcendental com Deus, por meio de uma fé, que crer no impossível e pode dizer como o apostolo Paulo: “Tudo posso naquele que me fortalece.” (Filipenses 4:13).

 “até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo” (Efésios 4: |13).

ATROFIAR OU CRESCER, HOJE TERÁ QUE ESCOLHER!

 Odenir  Figueiredo Jr.

Capelão e Coach

 

RODA DA VIDA 2

 

 

 

 

 

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s