COACH DO DIA: LIBERE SUA MOCHILA!

mochila

Cada um de nós levamos durante nossa vida uma “MOCHILA”,  que  si enche através dos anos. Ela carrega  nossa herança genética, nossos valores psicossociais, e tudo que herdamos do ambiente familiar e cultural dos lugares onde vivemos. De outro lado as experiências vividas, carga esta “mochila” com emoções positivas e negativas. Muitas vezes ela esta com um sobrepeso de traumas, abusos, decepções, frustrações e tantas outras emoções enfermiças, que de alguma forma modelam nosso caráter, nossas relações intrapessoais (como me vejo- autoestima) e interpessoais (a maneira como me relaciono e reajo  em minhas relações com outros).

Outra mochila que levamos é a “religiosa”, carregada com valores e princípios religiosos recebidos. Muitas vezes está cheia de tradições, legalismo, religiosidades enfermiças e teologias aprendidas dentro do contexto religioso de onde vivemos. Está às vezes leva um sobrepeso, de algumas tradições, regras, mandamentos, rituais e teologias tóxicas, que se transformam em uma cargas de culpas, penitencias e castigos. Muitas são tão pesadas que nem mesmos seus autores, estão dispostos a carrega-las. O próprio Jesus nos alertou sobre estes fariseus que buscam impor e pressionar as pessoas com a lei, sem levar em consideração o verdadeiro significado das mesmas e esquecendo completamente da Graça.

Dentro da “Mochila religiosa”, existe outra mochila, que é parte de nossa “Espiritualidade”, diga-se, de nosso relacionamento com o Deus criador e seus propósitos para nossas vidas. Chamo esta de “Mochila espiritual”.  Como seres criados por Deus, não podemos viver sem o criador. Fomos criados para ter comunhão com o Criador, e quando perdemos este link ou esta comunhão, esta mochila começa a encher e ficar pesada com o que chamamos teologicamente de “Pecado”, que no grego significa “errar o alvo”, ou seja, ir em direção contrária do propósito de Deus para nossas vidas.

Este “Pecado”, nosso afastamento de Deus, carga nossa mochila com “pecados”, que são destruidores de nossa “espiritualidade”, porque bloqueia nossa conexão com Deus. Estas são cargas que recebem vários rótulos e etiquetas como: “Ira, resentimento, inveja, egocentrismo, orgulho, hostilidade, violência, amargura, mentira, falsidade, soberba, abusos, ganância e tudo que afeta sua relação contigo mesmo e com outros”.

O Dr. Don Colbert, descreve estas cargas como “Emoções que Matam”, onde deixa claro a conexão da mente-corpo-espirito, que podem curar ou destruir nossas vidas. Muitas vezes não conseguimos viver uma vida plena e feliz, porque estas “cargas” enchem nossa “Mochila de Vida”, de tal modo que provocam escoriações em nossa “coluna espiritual”, provocando dores, feridas, hérnias e desvio nas “vértebras de nossa alma”, que parecem que nunca vão passar. Impedindo a muitos de “andar”, de gozar de uma vida com paz e felicidade. Estas provocam um peso desnecessário em nossa vida diária, trazendo estresse emocional, que acabam levando muitos sentir-se infeliz, provocando uma tristeza enfermiça, depressão e até mesmo levando ao suicídio.

Meu querido leitor, meu desejo hoje é te convidar a “LIBERAR SUA MOCHILA”, tirar de dentro de ela, tudo que esta impedindo uma vida plena. Muitas vezes estamos levando cargas que não são nossas, carga imposta por outros, que em suas frustrações transferem para nós. Outras são cargas pesadas, fruto de nossas falsas expectativas, relacionadas com o que esperamos ou cremos que o mundo deveria nos dar ou que outros deveriam ser o fazer. São cargas criadas por nós. Outras são cargas de falsas culpas, que foram colocadas sobre nós, através de uma religiosidade tóxica, que nos enche de penitências.

Dou graças a Deus, que em seu infinito amor, enviou a Jesus Cristo, para levar nossas cargas, nossas enfermidades, feridas e nossas dores. A cruz produziu o efeito da Graça sobre nós.

Libere sua Mochila, jogue para fora tudo que te esta angustiando, preocupando, criando ansiedade e sobre tudo te enfermando. Entregue nas mãos de Deus, porque ele conhece suas feridas e é o que fará justiça.

Si existe pecados em sua vida, é hora de reconhecer, arrepender-se e confessá-lo, permitindo que a graça de Deus encha sua vida com paz e esperança. Este passo fará com que o poder curador de Deus, seja manifestado em sua vida.

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. 29 Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. 30 Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mateus 11:28-30)

“Enquanto eu mantinha escondidos os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer.” (Salmos 32:3).

9”Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça”. (1 João 1.9)

“Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei.
Faze-me ouvir de novo júbilo e alegria, e os ossos que esmagaste exultarão.
Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniqüidades. Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável” (Salmos 51: 7-10).

 

Odenir Figueiredo Jr.

Capelão y Coach

 

 

 

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s