COACH DO DIA: TRANSPARÊNCIA!

TRANSPARENCIA2

O termo transparência vem do latim “trans” (através de) e de “perere” (aparecer, mostrar ou mostrar-se). Um material é transparente quando deixa passar facilmente a luz. Ao contrario de opaco, é quando não deixa passar claramente a luz.

A transparência é a virtude que impede à ocultação de alguma vantagem pessoal, a ocultação de alguma fraqueza pessoal, a ocultação de alguma miséria pessoal. Por meio da transparência, a pessoa é o que é, nem melhor e nem pior! A transparência revela tanto o que a pessoa é como o que a pessoa tem! A verdadeira transparência não exagera, não inventa vantagens e nem desvantagens! É um dos mais válidos recursos de prevenção contra o pecado. Sabe por quê? Porque a transparência obriga a pessoa a se conhecer e a tomar os devidos cuidados.

No sentido figurado o termo “transparência”, é utilizado para caracterizar uma prática social guiada pela sinceridade, por uma informação clara e acessibilidade que interessa a opinião publica ou a um indivíduo. Seu objetivo é estabelecer uma relação de confiança, entre quem pede ou exige transparência e o que dar.

Praticar o valor da transparência é permitir que os demais entendam claramente a mensagem que estamos enviando com nossas petições, com nossas ações, e que possam perceber que a mensagem expressa o que realmente desejamos ou sentimos. Uma pessoa transparente sempre está atuando e falando claro. Ser transparente é não ser ambíguo.

“Quando Jesus em Mateus 5:37 disse:” Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno; ele esperava transparência de nossa parte. Ser transparente é um princípio cristão, é viver uma vida sem máscara, onde somos o que somos sem necessidade de esconder-se atrás de uma maquiagem.

O contrário de transparente é opaco ou borrado, onde não se pode ver com claridade o interior. Na verdade é bom dizer que não existe possibilidade de não ser transparente para Deus, ou seja, não importa a máscara que tenhas, a plástica que tenha feito, ou a maquiagem que uses Deus ver seu coração, conhece sua mente e pensamentos.

Vivemos em um mundo cheio de ilusões, estamos sempre buscando agradar e impressionar a outros, ainda que para isso tenhamos que criar uma imagem falsa de quem somos verdadeiramente. É o mundo das aparências, onde lutamos para vender uma imagem. É o mundo de Walt Disney, um mundo de fantasias.

No mundo político, a transparência deveria ser obrigatória, é uma questão de moral e ética, mas infelizmente os governos em suas mensagens e suas prestações de contas, são opacos, enviando sempre mensagens truncadas e com meias verdades. Necessitamos urgente de um MUNDO TRANSPARENTE.

A grande maioria das pessoas tem medo de ser transparente e com isto ser mal interpretado ou julgado. Na verdade ser transparente é perigoso, pode produzir conflitos e romper relacionamentos.

Ser transparente é definir nossa real identidade, é ter o valor de ser você mesmo.  É ter mensagens claras. É quando o SER E FAZER andam juntos. Esta foi a luta do apostolo Paulo em Romanos 7:15: “Pois o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço, isso faço”. O problema de ser e fazer, teologicamente estão relacionados com o pecado. Paulo sabia o que deveria fazer, mas sua natureza pecaminosa o levava a fazer o que não queria.

O grande segredo era viver no Espírito: “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.” Quando estamos em Cristo, ser transparente é parte de nossa nova natureza.

Meu querido leitor viva uma vida de transparência, limpa o que esta opaco ou borrado em sua vida, que seu falar, seja fruto de um coração regenerado, que não exista uma mensagem ambígua entre O SER, FALAR E FAZER.

DEIXE QUE A LUZ DE CRISTO BRILHE EM SUA VIDA.

Odenir Figueiredo Jr.

Capelão e Coach

 

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

w

Conectando a %s