COACH DO DIA: MICHIMI OU TUICHA?

VISION

Passava por uma Avenida de Assunção e me deparei com um OUTDOOR, de uma companhia de telefones celulares que dizia: “Carga Michimi”, em outra ocasião encontrei um agencia de automóveis que tinha como nome: “TUICHA”.  Sabia que eram nomes de origem guarani, idioma nativo do Paraguai. Perguntei a meus amigos o significado de estas palavras. “Michimi” significa “pequeno”, “menor”, “pouquinho”, mas a palavra “TUICHA” significava o oposto; “GRANDE”.

Reflexionando sobre estes significados, me levaram a pensar que estilo de vida gostaria de ter , que metas, que tipos de pensamentos, que tipos de sonhos gostaria de ter? Pensei nos sonhos do jovem José na Bíblia, foi criticado por seus sonhos “Tuichas”.

Em nossa vida, cada dia temos que decidir se queremos ter uma vida “Michimi” ou uma vida “TUICHA”. Em nossos projetos de vida, pensamos e planejamos através de uma Visão “Michimi” ou “TUICHA”?

Esta é uma pergunta que vale para todas as áreas de nossas vidas, seja familiar, profissional, financeira, acadêmica, assim como para nossas metas e sonhos. Somos muitas vezes tentados a ficar na “Zona de Conforto” ou na lei “do menor esforço”, que chamamos de um estado de acomodação e estagnação.

É triste constatar que muitos que hoje se acomodam em seu estado “michimi”, no futuro acabam sendo pessoas frustradas, amargadas e cheias de inveja daqueles que lutaram para melhorar e tirar o Maximo aproveitamento de seu potencial dado por Deus, na direção de um “TUICHA”. É verdade que o processo de crescimento, implica em sacrifícios, mas não existem vitórias sem lutas.

Para alcançar o Êxito, muitas vezes teremos que depararmos com “fracassos”, um dos exemplos mais interessantes e inspirador foi o de Thomas Edison: Quando inventou a lâmpada, não teve êxito na primeira vez, sim que realizou mais de mil tentativas, até chegar ao ponto, de que um de seus discípulos perguntou, porque persistia em construir a lâmpada, si já havia fracassado por mais de mil vezes, Edison, respondeu: Não são fracassos, na verdade consegui saber 1000 formas de como não se deve fazer a lâmpada.

O TUICHA é fruto da persistência, da paciência e da determinação de não Desistir. Benjamim Franklin dizia: “Um caminho de mil milhas começa com um passo”.

Lutar por um “TUICHA”, não é um desejo ganancioso ou egocêntrico e pecaminoso, é sim, o exercer da “mordomia crista”, fomos criados para Dominar e não ser dominados (Salmos 8), Deus espera que usemos toda a capacidade e potencial que nos tem dado e alcancemos as metas e propósitos que Ele preparou para nós.

Na história da conquista da Terra Prometida, Deus disse a Josué: todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês… Estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei… Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”. (Josué 1: 3 5,9).

O próprio Jesus disse: “eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundancia” (João: 10.10).

Meu querido leitor, meu desejo hoje, é que  tomes uma decisão em sua vida: MICHIMI OU TUICHA? Estou seguro de que Deus tem guardado grandes “TUICHAS”, para sua vida.

Decida hoje, que Deus é o seu: Um Deus “TUICHA”, ou um deus “michimi”. Um Deus onipotente ou um deus limitado.

Um abraço “TUICHA” para você.

Odenir Figueiredo Jr.

Capelão e Coach

 

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

w

Conectando a %s