COACH DO DIA: FÉ TÓXICA VS FÉ SAUDÁVEL

FE TOXICA

 

Estamos vivendo um tempo escatológico de uma religiosidade tóxica e enferma, que está produzindo uma fé tóxica, manipulativa e manipulada. Pessoas fragilizadas, vivendo no limite de suas crises, de enfermidade, crises financeiras, crises familiares, emocionais e crises existenciais, estas tem sido vítima de uma exploração religiosa perversa e gananciosa.

A proliferação de igrejas e religiões, cada uma posicionando como única e verdadeira, tem nos levado a uma verdadeira “BABEL” religiosa.  Dentro deste contexto encontramos pessoas sendo escravizadas por uma fé tóxica.

Gostaria de compartilhar algumas características de uma Fé Tóxica e poder compartilhar alguns elementos importantes para poder desenvolver uma fé saudável. A Fé Tóxica, é contaminante, cria dependência, nos faz perder o controle de nossas vidas, anestesia nossa personalidade, nossos sentimentos, pensamentos e vontade própria.  A Fé Tóxica produz cargas emocionais e espirituais, em lugar de alívio e esperança. Quando entramos em um templo ou recinto religioso e depois do serviço, saímos com mais carga do que quando entramos isto significa que a mensagem foi tóxica.

A história tem demonstrado que uma Religião enferma, pode levar o homem ao fanatismo, a um estado de enfermidade integral e até a morte.  Muitos são os casos de suicídio coletivo, sacrifícios de criaturas. Comunidades que são verdadeiras prisões e a saída de um membro implicam em risco de morte.  Estas são normalmente lideradas por líderes “carismáticos”, manipulativos, ditadores e promíscuos.

Definimos a Fé Tóxica, quando existe uma relação destrutiva e perigosa com uma prática religiosa, que controla a vida das pessoas, antes que uma relação sana com Deus. As pessoas vulneráveis a serem adictas de uma fé tóxica, caracterizam-se por vir de um contexto de Pais rigorosos e abusivos, experiências de desilusão, como divórcio ou morte, uma baixa autoestima e muitos são vítimas de abusos físicos, sexual e emocional. São pessoas carentes de afeto, com sentimentos de rejeição, com expectativas não reais e provém de famílias disfuncionais.

Esta Fé Tóxica tem sua origem em uma falsa crença, que contamina e cria como qualquer droga um efeito “ilusório de bem estar emocional e espiritual”.  Em suas formas e variações, a fé tóxica é desarrolhada por uma atividade religiosa compulsiva, motivada pela culpa. Por uma fé mágica, onde todos os problemas e enfermidades são solucionados em um toque de uma “varinha mágica”, é a cura instantânea de todos os meus problemas. É uma fé fundamentada em uma barganha entre dar e receber (Teologia da Prosperidade). É self-centrada, intolerante, hostil, rígida e adicta a experiências Super-Espirituais.

Suas principais crenças são o amor condicionado, a paz instantânea, a cura garantida, a recompensa monetária, a salvação pelas obras, um Deus punitivo, submissão incondicional, ato compulsivo versus ato compassivo, reducionismo bíblico, resignação fatalista e tantas outras.

O líder de uma Fé Tóxica é CONTROLADOR, e exige obediência cega.

Meu querido leitor, meu desejo é deixar com vocês, algumas características para se identificar uma Fé Saudável e Sana.

1-      Está enfocada em Deus e sua presença em nossas vidas.

2-      Cresce e amadurece.

3-      Respeita ao próximo e aprecia seus talentos e debilidade.

4-      Serve livremente, sem medo e culpa.

5-      Não tem medo de abrir-se, de compartilhar suas opiniões e de ser vulnerável.

6-      Não fica na defensiva com os que pesam e crê diferente.

7-      Não é conformista.

8-      Aceita suas limitações e humanidade.

9-      Está orientada a relacionarem-se, onde pessoas são mais importantes que uma organização.

10-  É equilibrada.

11-  Tem um Deus pessoal.

12-  Aceita e apreciam as perguntas e os desafios as suas crenças.

13-  Não julga os outros.

14-  Está fundamentada na Palavra de Deus e não em palavras de homens.

Uma fé sana é fundamentada na Graça E NÃO EM UM LEGALISMO TÓXICO.  Já a fé Tóxica está atada a uma organização e consiste em regras e mais regras, em quanto à fé sana e saudável, está fundamentada em uma Relação com Deus e fortalecida por ela.

15 “Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. 16 Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas? “(Mateus 7: 15-16).

 

Odenir Figueiredo Jr

Capelão y Coach

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s