COACH DO DIA: FEEDBACK

FEEDBACK1

FEEDBACK, realimentação, opinião, retorno, retroalimentação, significa o retorno de um sinal modificado pelo emissor. Também mede a capacidade de um emissor para recolher ou processar as reações dos receptores e modificar a mensagem, baseado no que foi recolhido.  O Feedback é essencial para alcançar um equilíbrio, naquilo que estamos fazendo ou planejando. O que chama atenção é que o Feedback positivo produz uma manutenção do status ou aumento do sistema existente, em quanto o Feedback negativo produzirá um cambio ou mudança, equilíbrio e crescimento.

Quando um orador é sensível ao feedback de seu auditório, e percebe por suas reações não verbais, que os mesmos estão dispersos, o orador tem a oportunidade de mudar a dinâmica e despertar outra vez o interesse da plateia.

Buscar ter um feedback é como fazer um diagnóstico para saber ou identificar, si estou na estrada correta ou na direção certa, naquilo que estou fazendo ou planificando. Um bom feedback me ajudará a fazer a correção da direção a tempo.

Não sei se isto passa com você, mas nós os homens, quando estamos perdidos em uma estrada ou na busca de um endereço, normalmente resistimos a parar para perguntar a alguém que vive na área si conhece a direção. Depois de gastar quase todo o combustível e devido à insistência da esposa, por fim paramos e perguntamos. Perdemos tempo, dinheiro e estressamos por querermos ser autossuficientes e orgulhosos, resistindo a um feedback ou retroalimentação. Muitas vezes fracassamos em nossos projetos de vida, porque não queremos nos abrir para buscar conselhos, ajuda e orientações, e até mesmo para poder aprender e melhorar nossas relações.

Um lindo exemplo bíblico de Feedback, encontramos em Jetro, o sogro de Moises , quando este estava esgotado física e emocionalmente, buscando atender aos reclamos de todo povo. O Feedback de Jetro, foi fundamental para a saúde emocional de Moises e melhorou consideravelmente a qualidade do atendimento ao povo (Êxodo 18: 13-24).

No mundo do Marketing se usa o feedback como um instrumento de consulta ao consumidor ou cliente, para poder melhorar as estratégias de vendas ou para melhorar a qualidade de um produto.  As estações de Televisão se manejam com um software para medir a audiência a cada minuto, determinando a continuação de uma programação ou o cambio de seu conteúdo o termino do programa.

É importante buscar o feedback de uma fonte confiável, de pessoas com experiências na área e que tenham uma opinião relevante.

Gostaria, si você me permite, motiva-lo a buscar hoje um Feedback ou retroalimentação para algumas áreas de sua vida, que possam melhorar sua qualidade de vida e o que estás fazendo. Lembre-se que o melhor FEEDBACK, não é o positivo. Exemplo: “Está tudo perfeito, não existe nada para mudar ou melhorar”.  Isto vai significar uma estagnação em sua vida, seja pessoal, profissional ou espiritual. Imagine alguém que diga que sua vida espiritual está perfeita, não existe nada para melhorar, já alcançastes a perfeição. Nossa meta é “Alcançar a estatura do varão perfeito” (Efésios 4:13).  O feedback negativo (não confunda com crítica destrutiva) é o que te ajuda a melhorar, buscar equilíbrio e mudar a direção de sua vida e projetos. É o que te permite corrigir sua estrada de vida.

Em primeiro lugar busque um Feedback Intrapessoal, que significa uma mirada para dentro de ti, uma avaliação sincera de suas reais motivações, sentimentos e atitudes. Tenha uma reflexão sobre tudo que sabes e que podeis melhorar e desenvolver para ser uma pessoa melhor. Chamamos isto de Auto-feedback.

Em segundo lugar busque um Feedback de sua vida familiar: Reúna-se com sua esposa/o e filhos, e com o coração aberto peça por um feedback de como poderias ser um melhor marido/esposa ou um melhor pai ou mãe. Si for o filho, peça a seus pais um feedback do que poderias  melhorar , para um melhor relacionamento com eles.

Em terceiro lugar busque um Feedback para sua vida profissional. Peça a seu supervisor uma avaliação ,para que te digas o que espera de ti e o que poderias fazer para  melhorar seu rendimento laboral.

Em quarto realize um feedback de sua vida financeira: Busque um experto em controle de finanças, para que o mesmo te oriente em como melhorar e administrar suas finanças ou negócios.

Em quinto, e o mais importante, realize um feedback Espiritual: entre na presença de Deus, com um coração aberto, confesse seus pecados e peça a Deus, que te mostre o que ele deseja de ti, para que sejas de benção para seu Reino, para sua igreja e para as pessoas ao seu derredor.

ESTEJA ABERTO PARA REALIZAR OS CÂMBIOS E OS AJUSTES NECESSÁRIOS EM SUA VIDA, PARA QUE AMANHA POSSAS SER UMA PESSOA MELHOR.

Odenir Figueiredo Jr.

Capelão e Coach

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s