COACH DO DIA: CONQUISTANDO!

VISION DE CONQUISTA

“Sendo Josué já velho, de idade bastante avançada, o Senhor lhe disse: “Você já está velho, e ainda há muita terra para ser conquistada”“. (Josué: 13.1)

“… Ainda há muita terra para ser conquistada”, muitas vezes pensamos que já chegamos à reta final ou no limite de uma conquista, cremos que já chegamos ao topo do crescimento, de nossa santificação, de nosso aprendizado ou de uma meta, mas quando alcançamos esta meta, descobrimos que ainda existem espaços para ser conquistados. Si pensamos que chegamos ao fim, entramos em uma zona de conforto e acomodação, que certamente nos levará a uma estagnação.

O ser humano por sua própria natureza necessita de “conquistar seu espaço no mundo”, a psicologia chama de sentimento de “Aceitação ou de pertencer” a um lugar, sentir-se que tem um espaço, seja em sua família, uma comunidade, igreja, grupo, posição social, etc. Esta necessidade é inata dentro do homem.  Hoje estes espaços de conquista estão dentro de um mundo virtual, todos de uma maneira ou outra, buscam através das redes sociais um espaço, onde possam expressar suas ideias, pensamentos e desejos de conquistar um lugar.

A palavra “CONQUISTAR”, em seu significado original, tem haver com uma conquista de território por meio de uma Batalha Bélica. Posso dizer com certeza, que cada um de nós, temos uma “batalha” para vencer cada dia, um desafio ou um território para conquistar. Existe uma canção crista que diz: “Batalhar não é batalha, si não surgem às provas”, ou seja, uma batalha implica em uma luta onde teremos que enfrentar os inimigos.

“O apostolo Paulo em sua carta a os Efésios disse:”, pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniquidade nas regiões celestes”.

Outro significado para “conquistar” é ganhar, conseguir alguma coisa através de esforço, habilidade e vencendo algumas dificuldades. Não existe conquista sem lutas ou dificuldades. Para ganhar uma “Batalha”, é preciso conhecer o inimigo, seja este espiritual ou um campo ou área que se deseja conquistar, conhecer os obstáculos e dificuldades, que teremos que  enfrentar, seja ela uma carreira, uma posição em uma empresa, ou até mesmo conquistar uma pessoa para casar-se. Para conquistar é necessário ter uma Estratégia ou um plano de ação.  Se não temos um plano, será difícil lograr a conquista. Outro elemento importante para ganhar uma batalha, é usar as armas e ferramentas adequadas para cada território, ou seja, usar os instrumentos e recursos atualizados, caso contrário não lograremos o objetivo.

Quando Deus chamou a Moisés para tirar o povo do Egito, e levar a terra Prometida, isto implicava em muitas batalhas a serem travadas. Havia muita terra para ser “conquistada”, era uma terra que manava leite e mel, uma terra rica, o melhor que Deus tinha preparado para seu povo.  Mas para conquistar a terra seria necessário ter em conta duas coisas; uma a certeza de que Deus estaria junto com eles, lado a lado e daria a vitória, do outro lado eles deveriam aprender colocar sua “Confiança EM DEUS”. “Sem fé é impossível agradar a Deus”.

Para CONQUISTAR, é necessário sair do Egito, deixar tudo que está escravizando sua vida, que esteja impedindo sua liberdade para conquistar, isto pode ser um temor ou medo, a falta de confiança ou as ataduras espirituais de sua vida.

Para CONQUISTAR, é necessário atravessar o mar vermelho, este foi o primeiro grande obstáculo ou desafio, um momento de muita tensão, parecia que não havia uma saída ou escape, o inimigo estava furioso, estavam em um beco sem saída. Quantas vezes nos sentimos assim, não conseguimos ver uma saída e ficamos paralisados. Nesta hora só temos uma saída, olhar para o alto em busca de Deus e estar dispostos a obedecer a sua ordem, “Que marche”, esta não era uma alternativa humana, mas sim uma ordem divina para ser obedecida por fé. Si cremos que Deus nos deu uma missão ou uma terra para conquistar, devemos seguir por fé.

Para CONQUISTAR, é necessário atravessar o Deserto, este deserto representa os momentos que não sabemos o que fazer ou para onde ir, significa ficar em total dependência de Deus. “Jeová Jiré”, “O Senhor Proverá”. Quando estamos no deserto perdidos, sem direção e deixamos de olhar para Deus, vamos começar a dar voltas nos desertos da vida. Muitos não chegarão à terra Prometida, por deixar de confiar em Deus.

Meu querido leitor; “Existe, todavia muita terra para ser conquistada”, esta foi às palavras de Deus para Josué, quando já estava em idade avançada, cansado ou talvez querendo se aposentar. Creio que esta é a mensagem que Deus tem para cada um de nós, que talvez estejamos pensando em desistir, ou queremos “jogar a toalha”, que cremos que já chegamos ao nosso limite.

Estou seguro que “EXISTE AINDA MUITA TERRA A CONQUISTAR, PREPARADA POR DEUS PARA Você”.

 “MARCHE E CONQUISTE”.

O Senhor lutará por vocês; tão-somente acalmem-se”. (Êxodo 14:14)

Odenir Figueiredo Jr.

Capelão e Coach

 

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

w

Conectando a %s