COACH DO DIA: AMAR! UMA DECISÃO OU SENTIMENTO?

amar

Que é o Amor? …um sentimento ou uma decisão? Muitos fazem esta pergunta e creio que hoje o dia dos enamorados, ser este um tema de reflexão.

Primeiro vamos definir: O que é um sentimento? A palavra sentimento quer dizer literalmente algo que si sente. Os sentimentos são simplesmente sinais de que algo ocorre em nosso corpo ou em nossa alma. Por exemplo: Si coloco minha mao no fogo , ela se queimará estimulando as ramificações nervosas dando um sinal de dor a meu celebro, ou seja, a queimadura me causará um sentimento de dor. Si por outra parte por alguma razão, tiver uma ferida emocional em minha alma, minha alma responderá com um sentimento de dor emocional. São sentimentos também os prazeres, a angustia, a satisfação, a ira e o enamorar-se. Os sentimentos são indicadores que indicam si algo está bem ou mau em nossa alma.

Existem também sensações de estar enamorado ( o coração bate mais forte quando esta perto da pessoa que queremos, a dor de estomago, a sensação de excitação emocional, etc..). Todos estes sintomas dos sentimentos que indicam que meu subconsciente aprovou as qualidades físicas morais, espirituais e sua maneira de ser. Minha alma considera o parceiro ideal.

Sentimento se refere tanto a um estado de animo, como a uma emoção conceituada, que determina o estado de animo. E um estado caracterizado por uma impressão afetiva causada por determinada pessoa, animal, coisa, lembranças ou situação em geral.
Segundo: Que é uma decisão? É uma eleição consciente em um conjunto de alternativas distintas, é uma ação consciente, é um ato da vontade. Por exemplo; escolher o bom e o mau, escolher entre o frio e o quente, entre expressar uma ira ou segurar, dar ou não dar, entre branco, azul ou vermelho, etc.

É importante notar que uma decisão só é valida, quando a pessoa decide levar acabo, no fim das contas. Muitas vezes em nossas vidas, elegemos fazer algo, mas afinal não levamos a prática, portanto não tomamos verdadeiramente uma decisão.

Finalmente: Que é o amor? Um sentimento ou uma decisão?
Depois de 40 anos de matrimonio, não tenho dúvidas de que amar é uma decisão. É um compromisso e uma determinação de ser feliz. Uma paixão, não é amor, mas sin um sentimento forte de posse e controle. A palavra Paixão significa sofrer o sentir, é uma emoção forte em direção a uma pessoa, objeto ou algo.

Na parábola do Bom Samaritano, o mesmo tomou a decisão de amar, esta o mobilizou a uma atitude de amor. Deus tomou a decisão de nos amar, e isto o mobilizou a atitude de enviar seu único filho, para ser nosso Salvador.

No matrimonio a decisão de Amar, é o que nos mobiliza a ter uma atitude de cuidar da pessoa amada
. Não depende de meus sentimentos, de meu estado de humor, ou de uma aparência. Na verdade, assim como amar é uma decisão, o divorcio, a separação, a infidelidade são decisões. Que ninguém me diga que já não existem sentimentos, mas sim que não deseja mais está com esta pessoa. É uma decisão. Que ninguém venha me dizer, que foi tentado por satanás, por isto foi infiel a sua esposa/o.

É verdade que muitas vezes em uma relação, haverá circunstâncias que vão causar feridas emocionais
, seja por violência psicológica ou física, ou por uma infidelidade, o que nos faz tomar a decisão de sair desta relação enferma. O mandamento de amar é bem claro: “Ame a teu próximo, como a ti mesmo”, o que implica que tenho que me amar me cuidar, e para isto não posso ficar escravas de uma relação que só me provoca feridas.

O amor não é circunstancial, ou seja, amo quando me é conveniente, amo quando em interessa, amo si, todavia me atrair sexualmente, não depende de meus sentimentos ou de minhas ganas. Não é um capricho sentimental.

Um grande exemplo de amor é dos pais, amamos a nossos filhos, porque são nossos filhos, independe de suas atitudes e comportamentos. Amo minha esposa, porque é minha companheira, tenho um compromisso de cuida-la, feito diante de Deus, até que a morte nos separe.
O amor se define como o nível de importância dado a algo, e, portanto amar é dar o nível de importância a algo ou alguém. Quanto mais amor uma pessoa, mais me importa suas necessidades e por tanto farei tudo que está ao meu alcance para ajudar a satisfazer suas necessidades, sem me importar como me sinto.

Versículos bíblicos que apoiam o fato de amor ser uma decisão a tomar não um sentimento.
João 13:34
34 “Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros.
1 João 3:23
23 E este é o seu mandamento: Que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo e que nos amemos uns aos outros, como ele nos ordenou.
2 João 1:6
6 E este é o amor: que andemos em obediência aos seus mandamentos. Como vocês já têm ouvido desde o princípio, o mandamento é este: Que vocês andem em amor.

Odenir Figueiredo Jr.
Capelão y Coach

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

w

Conectando a %s