COACH DO DIA: FRUSTRAÇÃO!

frustracion

“Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do SENHOR.” (JEREMIAS: 17:5).

Hoje pela manhã sair para ir ao centro da cidade (Assunção), minha meta era ir a uma agencia de turismo para efetuar um pagamento de uma passagem ao exterior, sabia o nome da empresa, e estava certo que sabia onde era, confiava em minha memória fotográfica. Havia deixado em casa o cartão da empresa com o endereço e telefone. Confiei em minha memória. O tráfico como sempre estava um caos, difícil e lento, quando cheguei ao centro, comecei a buscar a direção e por mais de 40 minutos estive perdido e dando voltas, minha memória estava cansada, eu estava cansado e frustrado por não encontrar a direção, como sou teimoso, não me dei por vencido e insistir com a minha memória, e continuei dando voltas, até que o nível de minha frustração passava para o nível de estresse. Por fim decidir estacionar o carro, outra coisa difícil de fazer no centro, chamei minha esposa e pedi o endereço e telefone da agencia. Agora depois de muitas voltas, por fim cheguei ao destino. Tive que vencer meu orgulho e simplesmente perguntar, e pronto cheguei. Para melhorar meu nível de estress, tive que estacionar meu carro a três quadras da agencia, sem contar que a esta altura, minha bexiga estava pedindo urgente para ser” liberada”.
Creio que esta experiência deixa bem claro o que é FRUSTRAÇÃO e como a mesma rapidamente se transforma em um estresse. Ficamos frustrados quando criamos uma expectativa falsa daquilo que podemos fazer ou realizar. Em outras ocasiões esta frustração se transfere a nossos conjugues, quando esperamos ou criamos uma alta expectativa da maneira que deveriam fazer para satisfazer nossas necessidades. O mesmo com nossos filhos, esperando que eles reconheçam nossos sacrifícios ou que sigam nossos conselhos. Muitas vezes quando vivem longe, criamos a expectativa de quando deveriam nos chamar por telefone ou fazer uma visita. Por algum tempo sofria muito esperando que meus filhos me chamassem em determinadas datas. Esta espera se tornava cada dia mais estressante e o pior fazia com que me tornar-se irônico e demandante com eles. Eram sentimentos de mágoa, resentimento e muita frustração. O problema não eram meus filhos, mas sim minha expectativa muitas vezes não realista de como e quando eles deveriam responder a minhas necessidades e carências.
Em minha experiência descobrir o quanto enfermiça e prejudicial pode ser o efeito de uma expectativa falsa, seja por uma demanda a nós mesmo ou a outros. Esta quando não correspondida, cria em nós uma FRUSTRAÇÃO, que se transforma em uma DEMANDA, esta demanda ou cobrança, pode chegar ser ofensiva ou irritante para o outro, o que se transforma em um CONFLITO, entre nós e eles. Isto por sua vez se transforma em um ESTRESSE, que pode nos levar a etapas de depressão e BURNOUT.
Meu querido leitor/a, cuidado com suas EXPECTATIVAS FALSAS, ou demasiadas altas, seja em relação ao que você pode fazer e principalmente em relação ao que você espera de outros. Isto com certeza vai te produzir FRUSTRAÇÃO, criando muitas vezes uma demanda irritante e conflitante com outros, produzindo um ESTRESSE DESNECESSÁRIO.
Quanto menor sejam nossas ESPECTATIVAS, menores serão nossas DEMANDAS, se não esperamos muito, não existe demandas, em vez de isto haverá GRAÇA. Quanto menor nossas EXPECTATIVAS, menor será nossa FRUSTRAÇÃO, e ainda evitaremos um ESTRESSE, que poderia produzir em nós enfermidades emocionais e físicas.
Devemos saber que cada ser humano é um “DOCUMENTO VIVO”, um ser diferente que responde a cada situação em ritmo diferente e que somos HUMANOS, o que significa que temos limitações , por tanto devemos reconhecer nossos limites e respeitar os limites dos outros, não criando falsas EXPECTATIVAS e assim evitando as FRUSTRAÇÕES.

Odenir Figueiredo Jr.
Capelão e Coach

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

w

Conectando a %s