COACH DO DIA: INDECISÃO

indecision1

“Até quando vocês vão oscilar para um lado e para o outro? Se o SENHOR é Deus, sigam-no; mas, se Baal é Deus, sigam-no”.(1Reis 18:21)

Si existe algo frustrante é a indecisão, não saber que caminho ou rumo a tomar. A indecisão é mais uma das causas do estresse, nossas dúvidas nos faz ficar perdidos dentro de um labirinto mental.
A indecisão pode ser fatal, uma questão de vida e morte. Em uma estrada a indecisão na hora de ultrapassar, pode custar nossa própria vida e de outros. A indecisão em fazer uma consulta ao médico, pode ter consequências em nossa qualidade e tempo de vida. A indecisão de tomar decisões importantes na vida, pode nos fazer perder oportunidades que não mais teremos.
A indecisão trás com ela, consequências físicas, econômicas, psicológicas e sobre tudo espirituais. As perguntas durante este tempo são: O que fazer? Como fazer? Quando fazer? Com quem fazer? Porque fazer? Fazer agora ou mais tarde? Hoje ou amanhã?
A indecisão é fruto da inseguridade, da falta de confiança em si mesmo. Infelizmente esta indecisão ou insegurança em tomar decisões, são consequências de uma infância caracterizada por pais castradores, superprotetores, que não permitem seus filhos crescer e aprender tomar suas decisões. Escolhem a cor da roupa, o penteado, o corte de cabelo. Estão sempre tomando decisões por eles, lês dando tudo nas mãos, chegando muitas vezes a decidir com quem devem casar ou a profissão que devem escolher.
Estas pessoas não querem decidir, porque não se consideram capazes de fazer, por isto preferem que outros decidam por elas. São pessoas com uma baixa autoestima. As pessoas indecisas não gostam de arriscar e ficam muito ansiosas com a responsabilidade de decidir, preferem sempre ter alguém perto para tomar a decisão por elas, são pessoas super dependentes.
Outra característica destas pessoas, é uma visão pessimista da vida, ante uma decisão, lês invade o medo pelo fracasso. Preferem que as coisas fiquem como estão e opinam que se cambia as coisas poderão piorar. São pessoas acomodadas.
Disraeli dizia que: “Uma ação tomada não sempre traz felicidade, mas não existe a felicidade si não tomarmos uma decisão”. Evidente uma decisão errada pode trazer problemas, mas se não tomamos decisões, não conseguiremos chegar a nenhum lugar, não poderemos chegar as nossas metas. Muitas vezes perdemos a benção por não tomarmos decisões. Ficaremos no lamento de palavras como: “ah…seu tivesse….hoje seria diferente”.
Se queremos vencer a indecisao devemos assumir nossa responsabilidade no processo da vida, deixar- se ser influenciado por outros para tomar sua decisão, pode ter as mesma consequências do jardim do éden, quando Adão tomou a decisão baseado nas palavras de Eva, e esta por sua vez tomou sua decisão, não ouvindo a voz de Deus , mas a voz de Satanás. É necessário reforçar nossa autoestima, a capacidade que Deus nos deu para tomar decisões.
Meu caro leitor/a, não sei as causas de seus sentimentos de indecisão, mas hoje desejo te afirmar, que Deus te criou com a capacidade de decidir, é claro que devemos sempre fazer uma reflexão profunda antes de tomar uma decisão. Muitas destas decisões vão determinar o futuro de nossas vidas, como o matrimonio, a profissão que elegemos, a compra de algo ou uma inversão que vai comprometer nosso orçamento . Acima de tudo devemos está atentos das consequências de estas decisões em nossa vida espiritual. Satanás travestido de luz, é um especialista em motivar-nos a tomar decisões que nos enche os olhos, que em sua aparência são inofensivas, mas que são armadilhas para nos separar de Deus e de seu propósito para nossas vidas.
Em minha experiência, vejo que em algumas ocasiões este sentimento de Indecisão, é como uma luz vermelha, que me alerta de um perigo iminente. É como um sinal do Espírito Santo, que me coloca em confrontação com um pecado, que está por de trás de uma decisão. Neste caso a indecisão é como uma nuvem negra que borra nossa visão da vontade de Deus. Mas quando existe luz não existirão trevas. Jesus é a Luz que nos ilumina para tomar as decisões certas.
Ore a Deus, buscando um espírito de discernimento e decisão, para que possas viver uma vida abundante e segura.

“Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida”.( Tiago 1:5)

Odenir Figueiredo Jr.
Capelão e Coach

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

w

Conectando a %s