COACH DO DIA : MORDOMIA!

mayordomia

Essa palavra vem do grego OIKONOMIA, que significa Administrar, supervisionar , supervisão e dispensa. Vem das palavras gregas: OIKOS, uma casa e Momos , lei.
Basicamente significa “ o governo de uma família o dos assuntos de uma família”; ampliando-se em varias áreas como a de governos ou administração de propriedades de outros.
Para o cristão, este conceito está relacionado a um estilo de vida de uma pessoa que reconhece e aceita o Senhorio de Jesus Cristo, e trabalha em sociedade com Deus, atuando como agente administrador de seus negócios aqui na terra. Em síntese Mordomia , significa Administra e Cuidar. Não se deve confundir com o termo pejorativo “mordomia”, uma vida folgada e de luxo.
Existem vários campos onde a “mordomia”, deve ser aplicada, como; A mordomia do corpo, da família, dos bens, do dinheiro, ou seja, a administração de tudo que possuímos, inclusive nossa mordomia Espiritual.
Jesus deixou claro na parábola dos talentos, que um bom mordomo e servo, é o que melhor administra e investe os talentos recebidos. Deus espera que sejamos excelentes mordomos de tudo que coloca em nossas mãos.
Saber cuidar é ser mordomo, saber administrar é ser mordomo. A questão é: Como estamos cuidando, administrando ou exercendo a mordomia de nossas vidas?
Para saber como está nossa mordomia, devemos fazer um balanço interno e externo do que somos e o que temos. É fundamental fazer uma auditoria interna, ou seja, um exame profundo de nossas contas, para saber como estamos usando o que Deus nos tem dado.
Como estamos administrando o corpo que Deus nos deu? Que tipo de alimentos ou substancias estamos colocando dentro de nosso corpo? Si não administramos bem nossa alimentação e se não fazemos exercícios regulares, certamente vamos ter complicações sérias em nossa saúde e qualidade de vida. Lembra que seu corpo é o templo do Espírito Santo.
Como estamos administrando o Tempo que Deus nos dar a cada dia? Como usas teu tempo? Existem três maneiras de como usamos o tempo: Com o que é Urgente, com o que é Circunstancial e com o que é Importante.
O Urgente normalmente é consequência de uma má administração, significa falta de planejamento e com isso não fazemos as coisas em tempo, ficamos estressados pela Urgência. Ex. Não nos alimentamos direito, ficamos obesos, não exercitamos, não controlamos nossa pressão arterial, o colesterol, a açúcar, etc… E um dia vamos parar no Pronto Socorro com uma parada cardíaca.
O Circunstancial, são os elementos que servem para nos distrair e perder o foco daquilo que é importante, chamo de verdadeiros anestésicos, outras vezes chamamos de “PROCRASTINAÇÃO”, que significa deixar para depois. Ex. As distrações são: a internet, o celular, a televisão, as conversações tolas e outros eventos sociais que não são importantes, mas que comparecemos para satisfazer a outros. Estas distrações podem sair caro, impedindo que alcancemos as metas e objetivos que desejamos realizar.
Como estamos administrando o dinheiro e os bens que recebemos? Como uso meu dinheiro? Em que gasto? Que tipos de dívidas tenho? A má administração das finanças, tem sido a principal causa do estresse do homem, dos conflitos familiares, dos divórcios, da depressão, de muitas enfermidades psicossomáticas e até mesmo do suicídio.
Muitos estão com tantas dívidas, que ao chegar ao final de mês, o salário já está todo comprometido e não resta nada para passar o mês. Com isto entram em um circulo vicioso, de fazer uma dívida para pagar a outra.
Deus espera que sejamos bons administradores, sabendo usar e investir o que ele colocou em nossas mãos. A pergunta que sempre tenho comigo na hora de realizar uma compra é: O que quero comprar é UM DESEJO OU UMA NECESSIDADE? Os desejos são estimulados pelo mundo consumista é fruto de emoções compulsivas e que não são urgentes ou necessárias para uma pessoa viver. Ex. uma televisão nova, um celular smart de última geração, ou seja, tudo que não é essencial para viver. As NECESIDADES, são os gastos que não podemos evitar como a alimentação, vestimenta, transporte, luz, água e aluguel. Um bom mordomo sabe economizar e poupar para o futuro. Se compro a vista, sempre terei um melhor preço e não pagarei juros.
Como estamos administrando nossa vida espiritual? Quanto tempo têm para Deus? Se fizer uma comparação de seu tempo gasto com as distrações e com seu tempo de comunhão com Deus por meio da oração e estudo da Palavra. Qual será o seu Balance? Que lugar proporcionalmente ocupa Deus em seu tempo?
Meu querido leitor/a, o meu desejo é que possamos hoje parar e fazer um balanço de nossa Mordomia de Vida. Deixo para você um grande segredo, no versículo abaixo.

“ Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6:33)

Odenir Figueiredo Jr.
Capelão e Coach

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s