COACH DO DIA: O PARADOXO DA LIBERDADE.

livre en jesus

“E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”. (João 8:32)

Liberdade tem sido o grito de muitos nestes últimos dias, que colocam muitas vezes suas vidas em risco, saem para as ruas revindicando o direito de ser Livre, de expressar suas opiniões, de fazer eleições livres, o direito de viver suas próprias eleições, sejam elas políticas, morais ou religiosas. Homens como Martin Luther King, Mahatma Gandhi e Nelson Mandela, fizeram historia em suas lutas por liberdade, pelo fim da discriminação e pelo direito de liberdade para todos.
A luta pela Liberdade é democrática e deve ser incentivada, mas não podemos esquecer que a LIBERDADE, pode ter consequências PARADOXAIS. No Brasil vemos que a liberdade de expressão e manifestação, tem paradoxalmente levado alguns a não respeitar o direito de outros, a destruir o patrimônio publico e privado e pior tem tido como consequência a morte de inocentes.
O GRANDE PARADOXO DA LIBERDADE teve seu início no jardim do Éden, quando Deus deu ao homem o livre arbítrio, ou seja, o direito e liberdade de tomar suas próprias decisões. Precisamos esta consciente que tomar uma decisão implica em uma escolha entre dois pensamentos, ideias, posições, ou seja, implica em assumir uma posição.
No Éden havia duas arvores a do conhecimento do bem e do mau e a arvore da vida, as duas estavam no jardim, o que vemos é que Deus havia advertido ao homem, que se o mesmo tomasse a decisão de comer da arvore do bem e do mau, esta decisão teria consequências mortais em sua vida. Este argumento foi contestado por Satanás, que garantiu a Eva, que a “Verdade”, é que a arvore proibida, era a porta do êxito para uma pessoa ser como Deus. Era uma mentira adocicada com uma meia verdade. Aqui começou o PARADOXO DA LIBERDADE, verdadeiramente agora estavam “livres” para conhecer o bem e o mau, mas o que Satanás não deixou claro foi o preço ou consequências que este ato de liberdade causaria.
O que aprendemos deste episódio, é que quando a “LIBERDADE”, vem junto com uma meia verdade, esta pode destruir nossas vidas. Dizia Stanley Jones: “Somos livres para decidir o que queremos, só não somos livres para decidir as consequências de uma decisão equivocada”.
Sempre vamos pagar um preço por uma má decisão. A Liberdade que não é respaldada por uma Verdade, pode nos levar a uma ESCRAVIDÃO. Quando suas escolhas não são respaldadas por uma VERDADE DIVINA, CUIDADO! Sua aparente sensação de LIBERDADE, pode se transformar em uma tormenta por toda sua Vida.
Assim passa quando decidimos contrair um matrimonio fora dos padrões estabelecidos por Deus. Muitos são os jovens que estão pagando um alto preço por sua liberdade sexual. Algumas jovens tem suas vidas destruídas por uma gravidez não desejada, um aborto, uma enfermidade venérea e todas as consequências destas escolhas em suas vidas e em seus relacionamentos futuros. Quantos estão escravizados em matrimônios ou relações enfermas, sofrendo de abusos físicos e emocionais.
Muitos no uso da “LIBERDADE”, de seus corpos, acabam escravos do sexo, das drogas, das bebidas e tantas outras adições. Quantos estão pagando um alto preço por esta “LIBERDADE”. Estamos chegando o tempo de carnaval, onde muitos estarão dando “liberdade” a “carne”, um tempo de muita “ALEGRIA”, que PARADOXALMENTE, se pode transformar em um “QUARTA- FEIRA DE CINZAS”.
Quantos usando a liberdade para usar o dinheiro, fruto de seu trabalho, mas que quando levados por uma atitude impulsiva, compulsiva e consumista, acabam escravos de suas dívidas. Outros usando sua liberdade compulsiva de comer acabam escravos de um sobre peso e de enfermidades e limitações provocadas por este.
Meu querido leitor/a, a LIBERDADE PODE SER PARADOXAL, quando não avaliamos as consequências ou quando esta LIBERDADE é tomada sem responsabilidade. Convido-te a conhecer a VERDADEIRA LIBERDADE, que é CRISTO, que no paradoxo de nossa total entrega a ELE, NOS TORNAMOS LIVRES.
Quando conhecemos a Cristo, conhecemos a VERDADE, e esta nos LIBERTARÁ ETERNAMENTE.

Odenir Figueiredo Jr.
Capelão e Coach

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s