COACH DO DIA: TÁ DOENDO!

ta doendo

“Minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite, pois me perguntam o tempo todo: “Onde está o seu Deus”? “Quando me lembro destas coisas choro angustiado”. Por que você está assim tão triste ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus. ”(Salmos 42: 3-6).

A dor é parte da vida humana, é um sinal de uma sensação desagradável que sentimos no corpo ou na alma. É uma experiência sensorial e objetiva (dor física) ou emocional e subjetiva (a dor da alma).
Existem dois tipos de dor, a física e a dor da alma. A dor física é normalmente controlada com analgésicos, que são aplicados de acordo com a intensidade da mesma. Entretanto a dor da alma é mais angustiante, deixando muitas vezes cicatrizes que sangram por muitos anos.
É a dor de uma traição, de um abuso, de uma violação, da injustiça, da ingratidão, da perda de um ser querido, dar separação, do resentimento, da ofensa e até mesmo de um pecado oculto. Este tipo de dor nos enferma, provocando distúrbios físicos, emocionais e espirituales.

O paradoxo da dor, é que a mesma passa ser vital para nossa sobrevivência. Que seria de um bebe que não pode, todavia se comunicar por palavras, si não fosse a dor que o faz chorar, assim nos avisando que esta na hora de sua mamadeira, que necessita que le troque as fraldas, que têm cólicas ou gases, dor de ouvido ou garganta, etc…

Chegamos ao mundo através da dor das contrações de uma mãe em trabalho de parto. Uma dor que se transforma em alegria com o nascimento do novo ser. Que seria de nós sem o alarme da dor, que nos avisa quando temos que ir em busca de ajuda, ir ao médico e descobrir a causa de nossa dor. A dor pode salvar vidas. Ela nos leva a reconhecer nossas limitações físicas, emocionais e espirituais.

Meu querido leitor/a, a dor é parte da vida, nos deixa consciente de que estamos vivos, de que somos humanos. A dor é vital para que possamos diagnosticar nossa real situação, seja física ou de alma.
A dor física podemos aliviar com analgésico, mas a dor da alma necessita passar por um processo de Cura de Alma. Este processo se dar através de uma psicoterapia psico-espiritual. Podemos usar os recursos da psicologia, mas o tratamento só será completo quando passa por uma restauração espiritual. A Cura da Alma passa por uma reconciliação com Deus, comigo mesmo e com meu próximo. Esta cura interior é realizada pelo Espírito Santo em nossa alma. Muitas vezes não vamos encontrar uma solução simples para nossa angústia de alma, é uma dor real, que sangra no mais profundo de nosso ser.

Estaremos dizendo como o salmista: “Minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite, pois me perguntam o tempo todo: “Onde está o seu Deus”“? “Quando me lembro destas coisas choro angustiado.”

O próprio Cristo experimentou a dor da alma no Getsêmani: “Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice;” sua angústia era tão grande que suava sangue. No calvário gritou: “Meu Deus, meu Deus; porque me abandonastes”. Este é o Cristo que conhece nossa dor, o único que nos pode consolar. “Dizia o salmista:” Por que você está assim tão triste ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.”.</em>

Em sua dor, meu querido leitor, me silencio, chorando contigo e esperando em Deus a consolação.

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus”. (Filipenses 4:7)

Odenir Figueiredo Jr.
Capelão e Coach

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s