COACH DO DIA: PONTO DE EQUILÍBRIO

punto de equilibrio

“Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu”. (Eclesiastes 3:1)

Encontrar o ponto de equilíbrio é um grande segredo para uma vida saudável. Significa o ponto de equilíbrio na balança de nossa vida, onde devemos evitar os extremos. Quando perdemos o ponto de equilíbrio, caímos e esta queda pode ter consequências trágicas em todas as áreas de nossa vida.

Este é um grande desafio para líderes e profissionais. Quando perdemos o ponto de equilíbrio, colocamos em risco nossa vida pessoal, familiar, profissional e espiritual. Como capelão, conselheiro e pastor, este tem sido o desafio mais difícil de minha vida. Encontrar o ponto de equilíbrio entre meu ministério e minha vida pessoal e familiar.

Como equilibrar meu tempo entre família e trabalho? Como alcançar o equilíbrio para minha saúde mental, diante do estresse produzido pelas demandas diárias do ministério? Como encontrar o equilíbrio para minha saúde física, balanceando minha alimentação e fazendo exercícios físicos? Hoje com 61 anos de idade, busco o ponto de equilíbrio entre minha mente e meu corpo. Muitas vezes sou traído por minha mente, que me faz pensar que, todavia tenho a energia da juventude, mas a verdade é que meu corpo não acompanha o mesmo ritmo.

Encontrar o ponto de equilíbrio é descobrir e reconhecer nossas limitações. Perdemos o equilíbrio, quando queremos ultrapassar a barreira de nossas limitações humanas. Muitas vezes em nosso ministério ou trabalho, pensamos que somos “O messias”, “O salvador da Pátria”, “A última Coca-Cola do deserto” ou o “Chapolin Colorado”, nos convencemos do pensamento mentiroso e falso de que somos insubstituíveis, e logo “enfartamos” ou temos um “derrame cerebral”, ou entramos em um “Burnout”, somo levados para uma clínica psiquiátrica. E…Que passa? Somos pronto substituídos por outros.

Meu querido leitor/a quero te motivar a buscar seu PONTO DE EQUILÍBRIO. Primeiro como pessoa, descobrindo suas limitações, equilibrando suas atividades com o cuidado de sua saúde mental e física. Isto vai implicar em fazer tempo para descansar, tempo para lazer e tempo para você mesmo. Busque equilibrar sua alimentação e complemente com exercícios físicos, desta maneira estarás cuidando de sua saúde.

Em segundo lugar, encontre o equilíbrio entre suas atividades profissionais e sua relação familiar. O trabalho e emprego que hoje temos nos valorizam enquanto servimos para seus propósitos, mais pronto seremos descartáveis si não atendemos suas demandas ou deixamos de ser úteis. Si sofremos um acidente, ou sofrermos de uma enfermidade, esteja seguro que seremos descartados. O único seguro que temos é nossa família, esta sim, sempre estará ao nosso lado. Cuide de sua relação conjugal, antes que outro cuide por vós. Cuide de seus filhos, busque tempo de qualidade para eles, antes que a internet, os videogames, jogos eletrônicos e as drogas ocupem seu espaço.

Em terceiro lugar, cuide de sua vida financeira, encontre o equilíbrio em seus gastos, no uso de seus cartões de crédito, em seus impulsos consumistas. Aprenda diferenciar entre o que é UMA NECESSIDADE E UM DESEJO.
Lembre-se de que o desequilíbrio financeiro tem sido a principal causa dos conflitos familiares e de muitas enfermidades causadas pelo estresse das dívidas.

Em quarto lugar, encontre seu equilíbrio Espiritual, este é o ponto que dará sustentabilidade a todas demais áreas de sua vida. Tenha tempo de comunhão com Deus e com sua Palavra, antes que o inimigo entre nas suas rachaduras espirituais e destrua sua vida pessoal, profissional, familiar e eterna.

Encontre seu PONTO DE EQUILÍBRIO, em tudo que esteja fazendo, principalmente em suas atitudes e palavras. Cuidado com seus impulsos e cuide de sua língua, a mesma pode te destruir.

Ore e peça a Deus sabedoria para descobrir seu PONTO DE EQUILÍBRIO
.
Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.” (Tiago 1:5)
.

Odenir Figueiredo Jr.
Capelão e Coach

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

w

Conectando a %s