COACH DO DIA: SOU PARTE DE UM SISTEMA

sistema familiar

Existe uma variedade de sistemas no mundo que vivemos. O sistema cósmico, de que somos parte, o sistema econômico, que afeta nossa vida financeira, o que podemos chamar de Sistema do “Mundo”, um conjunto de ideias, comportamentos e influencias que são vendidas pela “Mídia” ou pelo mundo de comunicações, que forma a opinião pública, que define o que é certo ou errado, que relativiza os princípios dentro de uma ótica que se chama “Politicamente corretos”.

Apesar de todos estes sistemas que de alguma maneira influencia as pessoas em nosso século, Deus criou um sistema, que é a fonte de maior influencia em nossas vidas. O SISTEMA FAMILIAR, onde em sua forma primária é formada nossa personalidade, pensamentos, atitudes e nossa visão do mundo.

Dentro da teoria sistêmica, cada família é única, onde nascemos e crescemos, influi positivamente ou negativamente em quem somos hoje e como respondemos em nosso viver diário. Cada família deixa um legado funcional ou disfuncional a seus membros.

Gostaria de compartilhar alguns componentes da dinâmica do sistema familiar:

Alianças e pactos: caracterizada pelas parcerias entre os membros do sistema, para controlar, ganhar poder de influencia. Pode ser uma aliança entre o pai e uma filha ou de um filho com a mãe. Muitas de estas alianças são inconscientes.

O Espaço: define o espaço físico e emocional entre os membros, onde podemos notar quem esta distante, isolado ou solitário. Ajuda muitas vezes a diagnosticar a presença de abusos, violação ou mesmo sintomas de depressão.

Os referentes: São pessoas que exercem o poder sobre o sistema, sua capacidade de influencia e controle é predominante. Reconhecer estes referentes nos ajuda, a saber, se sua influencia é positiva ou negativa. Muitas vezes este poder é castrador, impedindo que outros membros possam crescer e madurar emocionalmente. Esta pessoa pode ser um elemento de ameaça e de intimidação, não permitindo aos outros membros ser parte das decisões. Se for uma pessoa equilibrada, será de grande ajuda em trazer tranquilidade e objetividade em tempos de crises.

As Fronteiras: esta define os limites dentro do sistema. Cada membro tem suas próprias fronteiras, que lês ajudam a buscar sua autonomia. Muitas vezes estas fronteiras são geracionais, ou seja, são impostas por tradição familiar, definindo as funções de cada membro dentro do sistema.

A posição dentro do Sistema: Cada pessoa tem uma posição reconhecida pelos outros dentro do sistema. A teoria sistêmica dividiu essas posições em três; o filho maior, o segundo e o terceiro, seguindo na mesma sequencia de três (4, 5,6 e 7, 8,9…). onde o quarto filho é considerado o numero 1 e assim por diante. Cada posição tem suas características próprias. Ex: Os primeiros se caracterizam por serem lideres e perfeccionistas, os segundos como mediadores e evitam os conflitos e os terceiros são mais dependentes, imaturos e carismáticos.

As Funções: são as expectativas de cada posição: Quem dar de comer? Quem alimenta?Quem tem a tendência de impor os limites? Quem decide? Quem permite? Quem sofre? Quem é diferente dos outros? Quem é o herói? Quem é a ovelha negra? Quem é o bode expiatório?

As Regras: Estas estão implícitas dentro do sistema, todos aceitam verbalmente ou não, elas determinam o comportamento e a reação da família diante de uma situação. Ex: As regras da vida… como e quando temos que comer, dormir…as regras e normas de comunicação, como e o que é permitido expressar, de emoção, dor, necessidades ou falar dos problemas…

Os Valores: Nossos valores se formam em nossa estrutura mental e emocional aprendida dentro do sistema familiar, aprendemos a julgar e priorizar as coisas, as ideias e os acontecimentos. Estes também são formados com nossa fé religiosa e o sistema cultural de onde vivemos.

As Crenças: Nossa concepção e visão da realidade estão relacionadas com nossas crenças, são fundamentadas no que foi nos ensinado e transmitido pela família, à cultura e nossa religião. (Ex: A crença de que todos os homens são machistas ou que as mulheres são choronas, etc…).

Meu querido leitor/a, não resta dúvidas de que a família é o sistema que mais influencia tem em nossas vidas. Deus criou a família com um propósito, dando a cada membro uma função a cumprir. Na Bíblia encontramos as regras fundamentais para a formação de uma família saudável, assim como os valores e crenças que devem ser os pilares de nosso sistema familiar.

No mundo espiritual encontramos dois grandes Sistemas, o sistema dominado pelo Reino das trevas, satânico e mentiroso e o Sistema do Reino de Deus, nosso criador e que criou a família com um propósito.

Hoje devemos decidir qual o Sistema que dominará sobre nossas vidas e família.

Odenir Figueiredo Jr.
Capelão e Coach

PS: HOJE CELEBRAMOS 200 POSTAGEM COM MAIS DE 4500 VISTAS. OBRIGADO!

Un pensamiento en “COACH DO DIA: SOU PARTE DE UM SISTEMA

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

w

Conectando a %s