COACH DO DIA: UMA PASTORAL DO CAMINHO 1

camino

Hoje estarei compartilhando com cada leitor alguns tópicos de meu livro “UMA PASTORAL DEL CAMINO”, ainda não esta traduzido no português, portanto estarei traduzindo partes do mesmo. Nesta caminhada, nosso objetivo é aprender a caminhar com as pessoas, onde estão e como estão. Aprender amar a cada uma como um “DOCUMENTO VIVO”, que é escrito por experiências vivenciadas, sejam elas conscientes ou não, positivas ou negativas. Cada um de nós tem escrito sua historia de vida e muitas vezes não estamos conscientes dos efeitos de estas historias em nossa vida diária, em nossas relações com pessoas e com Deus. Esta historia, acontecimentos e experiências vividas, de alguma forma modulam nossos comportamentos e atitudes.
Como poderemos usar nossa historia e experiências para entender aqueles com quem encontramos nos Caminho da vida? Como poderemos ministrar e ajudar a eles de uma maneira mais efetiva, aprendendo e sendo consciente de nosso próprio Documento Vivo.

Não posso pastorear o ajudar outros, quando não estou curado de minhas próprias feridas, quando ainda existem cabos soltos ou agendas não resolvidas em minha vida. Não terei condição de ler e entender o Documento Vivo diante de mim, si não consigo ler e compreender meu próprio DOCUMENTO DE VIDA.

Nossa proposta de “UMA PASTORAL DO CAMINHO”, que desejo desarrolhar neste livro, é em primeiro lugar fundamentada em minha visão da pastoral de Jesus com seus discípulos (pastores) e sua pastoral nos “Encontros do Caminho”, quando desenvolveu sua pastoral, levando em conta o contexto Aqui e Agora e a particularidade de cada individuo.
Dentro de sua pastoral o “Pastor de Pastores”, usou parábolas e princípios básicos de um ensino escritural, rompendo os paradigmas de uma religiosidade enferma.

Em segundo lugar, este livro é fruto de minha experiência no Caminho, como pastor, conselheiro e capelão durante 39 anos de ministério, desenvolvido dentro de um contexto multicultural, social e religioso. Este ministério foi vivido em três diferentes países; Brasil, Paraguai e Estados Unidos, como pastor de igreja, missionário, capelão hospitalar e supervisor de Educação Clínica Pastoral.

Nesta “Pastoral do Caminho”, tenho o objetivo de contribuir na capacitação de pessoas que desejam trabalhar no ministério de intervenção de crises, onde não existe tempo de consultar um manual, onde a intervenção tem que ser “Aqui e Agora”, onde estou como estou e dentro do tempo que tenho.

Uma Pastoral do Caminho Eficiente e saudável vai requerer do ministro e de quem cuida uma mente e uma teologia Sã.

Desenvolvendo um conceito “Do Caminho”.

A palavra “Caminho”, no dicionário significa, “uma direção a tomar, uma estrada, um atalho” e pode ter um sentido literal ou figurado. Encontramos na história bíblica 728 vezes o uso do termo “caminho”, tanto no Novo, como no Antigo testamento.

No sentido Literal; Primeiro como uma via ou estrada: Atos 8:26: “Mas um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai em direção do sul pelo caminho que desce de Jerusalém a Gaza, o qual está deserto”.
Em Mateus 10:5 é usado referindo-se ao Mundo (Local); Jesus enviou os doze com as seguintes instruções: “Não se dirijam pelos caminhos dos gentios, nem entrem em cidade alguma dos samaritanos.”

Pode também indicar uma caminhada ou viaje no sentido ativo; Mateus 10:10 “nem de alforje para o caminho…”, Genesis 42:25; “Então ordenou José que lhes enchessem de trigo os sacos, que lhes restituíssem o dinheiro a cada um no seu saco, e lhes dessem provisões para o caminho”.
Pode expressar o sentido de distancia; Atos 1:12, “… à distância da caminhada de um sábado”, ou seja, um quilometro.

No sentido figurado: Encontramos em Daniel 5:23 e Jeremias 10:23, expressando a vida humana de uma maneira geral. Daniel 5:23, “Mas não glorificaste o Deus que sustenta em suas mãos a tua vida e todos os teus caminhos”. Jeremias 10:23, “23 Eu sei, ó Senhor, que não é do homem o seu caminho; nem é do homem que caminha o dirigir os seus passos”.

Em 1 Reis 15:25, Tiago 1:8 e Judas 11, encontramos o sentido de comportamento ou maneira de viver (conduta).
1 Reis 15:26; “26 E fez o que era mau aos olhos de Senhor, andando nos caminhos de seu pai, e no seu pecado com que tinha feito Israel pecar”.
Tiago 1:8; “homem vacilante que é, e inconstante em todos os seus caminhos”.
Judas 1:11; “11 Ai deles! porque foram pelo caminho de Caim, e por amor do lucro se atiraram ao erro de Balaão, e pereceram na rebelião de Coré”.

Amanha estaremos desarrolhando o uso teológico da expressão “Caminho”, dentro do contexto bíblico.

Odenir Figueiredo Jr.
Capelão e Coach

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

w

Conectando a %s