COACH DO DIA: TRANSPARÊNCIA 2

TRANSPARENCIA2

Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável”. (Salmos 51:10)

O que é transparente deixa passar facilmente a luz, ou seja, é quando não existe nada para se esconder. Fala-se muito de transparência em nossos dias, principalmente no mundo político e institucional. Existem muitas organizações, comissões e ONGs que trabalham com o tema de transparência. Fala-se de transparência política e administrativa, seja no governo como nas empresas. No Brasil, se clama por transparências nas contas publicas.

Nos últimos meses tenho assistido um seriado americano chamado, “House of Cards”, ou seja, jogos de cartas, onde o principal protagonista é o implacável e manipulador e ambicioso congressista Francis Underwood, um homem sem princípios, que em sua ambição pelo poder, passa por cima da ética, da moral e usa todos os meios de manipulação necessários para chegar ao poder. A mentira, a hipocrisia, a falsidade, a deslealdade são suas marcas principais.

Underwood representa em grande parte o jogo de poder, de políticos em todos os países do mundo, onde a corrupção, a manipulação do povo e a hipocrisia são marcas registradas. O Pecado sem censura tem sido uma prática no mundo que vivemos.
Não existe transparência, vivemos em um mundo onde o reino das trevas governa, o engano e a mentira é uma prática natural. Todo o sistema está contaminado, mesmo os meios mediáticos, que formam a opinião pública, são manipulados pelos poderes políticos e econômicos.

Não devemos criar expectativas falsas, dentro de uma humanidade dominada pelo pecado, em um sistema dominado pelos poderes malignos, o que sim nos preocupa é quando esta falta de transparência entra nas esferas religiosas. Quantos “Falsos Profetas”, estão conseguindo enganar até os elegidos. Quantos falsos líderes, fariseus estão manipulando o povo de Deus, usando a Igreja para alcançar suas ambições e obsessões egocêntricas? Quantos estão explorando o povo de Deus, para tirar vantagens econômicas em nome de uma santidade e promessas falsas?

Jesus deixou bem claro sua ira contra os fariseus, um grupo religioso radical, que travestidos de uma religiosidade enferma, usavam a mesma para manipular as pessoas em proveito próprio. Eram chamados por Jesus de “fariseus hipócritas”, túmulos branqueados, copos limpos por fora, mas sujos por dentro.

Uma pessoa transparente é alguém que não tem nada para esconder, não tem pecados ocultos, é sincera e não busca manipular ou maquiar sua vida espiritual, não usa máscaras de santidade. O que Deus espera de cada um de nós é um coração transparente.
O mundo em Trevas clama por LUZ, por uma igreja transparente, por vidas não travestidas ou mascaradas por uma santidade aparente, mas sim por uma vida arrependida e lavada pelo sangue de Cristo.

Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração; que não entrega a sua alma ã vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá do Senhor uma bênção, e a justiça do Deus da sua salvação”. (Salmos 24: 3-5)

“De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? diz o Senhor. Estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes. 14 As vossas luas novas, e as vossas festas fixas, a minha alma as aborrece; já me são pesadas; estou cansado de sofrê-las. ¿15 Quando estenderdes as vossas mãos, esconderei de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei; porque as vossas mãos estão cheias de sangue. Lavai-vos, purificai-vos; tirai de diante dos meus olhos a maldade dos vossos atos; cessai de fazer o mal; aprendei a fazer o bem; buscai a justiça, acabai com a opressão, fazei justiça ao órfão, defendei a causa da viúva”. (Isaías 1: 11-17)

Mi querido leitor/a, meu clamor e minha oração são por uma VIDA DE TRANSPARÊNCIA, que não tenha nada para esconder e nada que nos envergonhe.

Seja LUZ, SEJA TRANSPARENTE.

Odenir Figueiredo Jr.
Capelão e Coach

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

w

Conectando a %s