JCOACH DO DIA: ESTRESSE E GRAÇA

gracia

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;” (Efésios 2:8).

Hoje sair para pedir a renovação de minha Visa para ir ver meus netos nos Estados Unidos, apesar de nunca ter tido uma visa negada, cada vez que tenho que realizar este tramite, meu nível de estresse aumenta. Depois de tantas vezes ter passado por isto, me pergunto: Porque, todavia me estresso? Minha resposta é simples, simplesmente o estresse é resultado de nossa falta de controle sobre uma situação ou decisão. Por mais que racionalmente sabia que havia 99 por cento de receber a Visa, existia um decisivo um por centro nas mãos do Cônsul. Ele tinha em suas mãos o poder de decisão. O mesmo passa quando chegamos na alfândega, o inspetor ou o policial da alfândega, também tem o poder do veto, ainda que tenhamos a Visa.

Este é um exemplo entre muitas outras coisas, circunstancias e decisões, onde não temos controle. Humanamente nossa natureza gosta de estar em controle. As grandes brigas e conflitos em nossas vidas são por circunstancias e situações, onde perdemos o controle. Muitos casais vivem em brigas e conflitos, por causa da luta pelo poder e controle.

O Autoritarismo é a expressão máxima de Controle, quando um governante, uma autoridade política, um presidente ou um chefe de uma empresa ou mesmo de uma sessão, se sente ameaçado, usa o controle como sua arma principal. Na verdade a necessidade de controle é consequência de uma insegurança interior. Uma pessoa insegura, normalmente é controladora, pois esta é a forma de esconder suas debilidades e o medo pelo fracasso.

No âmbito eclesiástico, vamos encontrar muitos pastores que necessitam ter o controle sobre seus membros, são verdadeiros ditadores e manipuladores. Muitas vezes este controle vem em uma forma velada e sutil. É quando o pastor consciente ou inconsciente cria um vinculo de dependência do membro da igreja com ele. Não permite que o mesmo cresça ou madure, ele sempre é o que tem a verdade e as respostas para tudo. Outros para conseguir este controle, buscam fazer todas as vontades de seus membros, esta é sua necessidade de ser aceito e assim poder está em controle. Necessitam que as pessoas dependam de Ele.

No âmbito teológico, o controle vem através do cumprimento da lei ou da penitencia ou castigo. São aqueles que necessitam fazer algo para merecer o perdão de Deus, o que parece bom, mas na verdade é parte do orgulho do ser humano. Não deseja dever nada a Deus. A graça incomoda, porque o deixa sem controle. A graça é Deus fazendo tudo, ainda que não sejamos merecedores. Por graça e não por obras, para que ninguém se glorie ou pense que é merecedor.

Parece fácil, mas a graça implica em uma total dependência de Deus, é entregar o controle de toda minha vida e tudo que tenho nas mãos de Deus. É mais fácil fazer do que Ser. A graça na vida de uma pessoa que não nasceu de novo é estressante, porque o faz perder o controle. Não pode fazer nada para ser Salvo, o único que necessita é receber por fé, a salvação, que foi garantida pelo sacrifício de Jesus no Calvário.

Meu querido leitor/a, Deus nos amou quando ainda éramos pecadores. Antes da fundação do mundo, Deus já havia preparado o Cordeiro, para morrer pelos nossos pecados. Na cruz Jesus levou nossos pecados e pagou a nossa dívida com Deus. Agora simplesmente por fé, recebo esta salvação, fruto do Amor de Deus. Não tenho controle sobre isto, fico totalmente dependente de sua graça. Agora como disse o apostolo Paulo, “Já não sou eu que vivo, mas sim Cristo que vive em mim”. Ele agora tem controle de toda minha vida.

Sua VISA PARA A VIDA ETERNA, depende do selo do Espírito Santo, que entra em nossas vidas, por meio de nossa fé em Cristo Jesus.

“Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.” (Gálatas 2:20).

Odenir Figueiredo Jr.

Capelão e Coach

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s