COACH DO DIA: APRECIAÇÃO

APRECIACION

No mercado financeiro, uma moeda apreciada é uma que está em alta. Quando iniciei minha residência em Educação Clínica Pastoral, como capelão no Baptist Medical Center, em Jacksonville, Fl, me sentia inseguro e inferiorizado, por não poder comunicar toda minha experiência como capelão na língua inglesa. Sabia que, tinha a experiência e a competência, mas não tinha a habilidade de comunicar. Foi uma experiência frustrante durante as sessões de debates e de apresentação dos casos clínicos de nossos pacientes. No meu grupo, eu era o único estrangeiro, ainda que tivesse a meu favor a experiência de 15 anos como capelão e pastor, e meus colegas a maioria novata no ministério e sem experiência em capelania. Os mesmos tinham a seu favor o manejo da língua, assim podiam contar suas experiências de piso, com palavras articuladas e valorizando cada detalhe de suas experiências, enquanto me sentia como uma criança, com um vocabulário infantil, simples e limitado, me sentia como um analfabeto funcional. Se você já esteve em um país estrangeiro, sabe a frustração de não poder comunicar o que se deseja, más ainda em um ambiente de estudantes de teologia.

Dentro desse contexto de frustração, tive o privilégio de ter um supervisor, que tinha a grandeza e habilidade de sempre ter uma palavra de apreciação por meu esforço em comunicar se. Evidentemente ele me conhecia, havia estado no Paraguai e havia visto minha habilidade como capelão. De outro lado pode sentir na carne o que significava não poder comunicar em outra língua. Ironicamente eu tinha sido seu interprete. Larry encarnava um estilo de supervisão, que sabiamente mantinha a autoestima de seus alunos em alta. Podia ser rigoroso em suas exigências acadêmicas, mas era o exemplo vivo do cuidado pastoral e apesar de seu doutorado, era um homem humilde, que tinha a grandeza de fazer os outros sentirem-se importantes.

Quando estava em minha residência como supervisor, me dizia: Não te intimides com a língua, tenha confidencia, seus alunos te respeitarão, porque conhecem sua experiência e sua competência. Você pode falar em três idiomas, eu somente um. Larry estava sempre pronunciando palavras de APRECIAÇÃO, palavras que me levantava o animo e me faziam sentir-me valorado.

Hoje quero dizer, que você meu querido leitor/a, é uma pessoa muito especial, sois um filho de um DEUS TODO PODEROSO, foi comprado pelo sangue de Jesus. O Senhor te regalou talentos e inteligência, sois uma pessoa capaz e nas mãos de Deus, não haverá limites para suas conquistas. Existe um mundo de possibilidades esperando por você.

Em segundo lugar te convido a ser um canal de benção para outros. Use seu dia para abençoar e expressar palavras de APRECIAÇÃO, palavras que levem aqueles que estão em seu entorno, sentir-se valorados. Hoje diga a seu esposo ou esposa, a seu filho/a, a seu companheiro de trabalho, a seu pessoal, a aqueles que estão sobre sua supervisão, diga uma PALAVRA DE APRECIAÇÃO, mostre o quanto eles são importantes para sua vida.

Palavras de APRECIAÇÃO são mágicas em um mundo onde só escutamos criticas e queixas, quando as pessoas só enxergam o lado negativo. Penso que seria de mim, se não tivesse ao meu lado, Eliana, minha companheira de mais de 40 anos, sua paciência, seu cuidado e, sobretudo seu amor, demonstrado não com palavras, mas com atitudes. Meus filhos Renato, Elaine e Rodney, cada um especial dentro de sua maneira de ser, me fazem sentir orgulhoso e valorado como pai. Eles são generosos e valiosos. Deram-me o que é mais precioso para mim hoje, meus netos, Lucas, Ian, Caio, Rebeca, Nicolas, Tales, Maya e Oliver. Sou o avo mais valorado do mundo e eles são os netos mais lindos e inteligentes do planeta (Perdoa-me minha falta de humildade, mas avo não vê defeitos).

Querido leitor, você é especial, por tanto mostre sua apreciação, fazendo que outros se sintam especiais, expressando hoje mesmo uma PALAVRA DE APRECIAÇÃO.

Odenir Figueiredo Jr.
Capelão y Coach

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

w

Conectando a %s